Euro sub-19: Hélio Sousa lamenta que Portugal não tenha traduzido superioridade em golos

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Gori, Geórgia, 15 jul (Lusa) -- O selecionador português de futebol de sub-19, Hélio Sousa, lamentou hoje que a equipa nacional não tenha conseguido expressar no resultado a superioridade demonstrada na final do Europeu da categoria, que a Inglaterra venceu por 2-1.

"Acho que fomos superiores durante a maior parte do tempo. Mas não conseguimos expressar isso no resultado final", observou o treinador, em declarações divulgadas no sítio oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na Internet.

Hélio Sousa elogiou "qualidade, mentalidade forte e o enorme compromisso" que os jogadores portugueses evidenciaram quando estavam a perder por 1-0, que permitiu restabelecer a igualdade, "mas não foi a qualidade suficiente para atingir a vitória".

O avançado Lukas Nmecha marcou, aos 68 minutos, o golo que valeu o primeiro título no escalão sub-19 à Inglaterra, depois de Easah Suliman ter colocado os britânicos em vantagem, aos 50, e de o autogolo de Dujon Sterling ter restabelecido o empate, aos 56.

"Estivemos por cima durante a maior parte do jogo. Fizemos uma primeira parte excelente, a Inglaterra não teve situações de perigo. (...) Na única situação na segunda parte que nos causou perigo maior, acabámos por sofrer o golo", lamentou.

O técnico considerou que a seleção lusa aumentou progressivamente o nível ao longo do torneio e despediu-se hoje com "um excelente jogo", apesar de ter notado que foi "pouco eficaz nas muitas situações criadas para igualar o resultado e até para ir buscar a vitória".

No rescaldo da terceira final perdida no Europeu de sub-19, depois das derrotas sofridas nos jogos decisivos em 2003, frente à Itália, e em 2014, com a Alemanha, Hélio Sousa, que tinha levado a seleção de sub-17 ao triunfo no Europeu de 2016, deixou a convicção de que este grupo de jogadores tem "capacidade para dar alegrias ao futebol português".

RPC // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

“Vamos fazer tudo por tudo”. SC Coimbrões quer levar Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões vai defrontar o Aliança de Gandra na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que acontece este domingo pelas 16h00 no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

Golo madrugador nos sub-19 do FC Porto

O FC Porto colocou-se em vantagem no encontro frente ao Famalicão para o Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores A. Gil Martins converteu a grande penalidade que inaugurou o marcador do miniestádio do Olival aos 7 minutos.

FC Porto: Regresso ao trabalho na terça-feira

O FC Porto regressa ao trabalho esta terça-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.