PR/México: É preciso ultrapassar "as feridas" de negócio mexicano nos transportes

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 14 jul (Lusa) - O Presidente da República considera que Portugal e México devem "criar uma parceria" alargada, "ultrapassando as feridas" do investimento mexicano nos transportes do Porto revertido pelo atual Governo, e "olhando para o futuro".

Em causa está a exploração, por subconcessão, da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) que o anterior executivo PSD/CDS-PP atribuiu, em final de mandato, à empresa mexicana Alsa, mas que o atual Governo do PS reverteu logo que entrou em funções, cumprindo uma das condições acordadas com os partidos à sua esquerda.

Em declarações à agência Lusa, numa antevisão da sua visita de Estado ao México, que se vai realizar entre domingo e terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa referiu-se a este processo como "um episódio pontual" que deixou "feridas", que é preciso superar.

Segundo o chefe de Estado, as autoridades dos dois países devem empenhar-se em "criar uma parceria - e não apenas subir o comércio, não apenas subir o investimento português lá e o investimento mexicano cá -, ultrapassando as feridas que resultaram de um episódio pontual relativamente a um investimento mexicano nos transportes em Portugal, mas olhando para o futuro".

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que a sua deslocação ao México "tem certas justificações", e que "a primeira justificação é levar mais longe o relacionamento institucional, político, e até pessoal, entre os Estados e, neste caso, os chefes de Estado".

O Presidente da República referiu que esteve pela primeira vez com o Presidente dos Estados Unidos Mexicanos em setembro do ano passado, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, a copresidir a uma mesa redonda sobre fluxos migratórios.

"Pude privar pela primeira vez com o Presidente Peña Nieto, e surgiu uma empatia natural", relatou, defendendo que "isso é importante para as relações entre os dois Estados e os dois povos".

Marcelo Rebelo de Sousa e Enrique Peña Nieto estiveram novamente juntos em outubro, na 25.ª Cimeira Ibero-Americana, em Cartagena das Índias, na Colômbia, onde voltaram a partilhar o palco, num encontro empresarial que reuniu os presidentes dos países da Aliança do Pacífico.

A Aliança do Pacífico é um bloco comercial criado em 2012, constituído por México, Peru, Colômbia e Chile, a favor do comércio livre e considerado concorrente do Mercosul, que existe desde 1991, atualmente composto por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela, mais conotado com o protecionismo económico.

O México faz também parte do Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA), com os Estados Unidos e o Canadá - que o atual Presidente norte-americano, Donald Trump, pretende rever -, e tem um Acordo de Parceria Económica, de Concertação Política e de Cooperação com a União Europeia, que está em renegociação.

O chefe de Estado disse à agência Lusa que "essa parceria vai avançada" e que "Portugal tem sido um grande aliado do México" nesse processo.

"E o México sabe que conta connosco nessa negociação. Portanto, também isso é importante para o México e é importante para Portugal", acrescentou.

Questionado sobre a visita que a chanceler alemã, Ângela Merkel, fez ao México em junho passado, o Presidente da República apontou-a como um sinal do que aquele país representa para a União Europeia.

"O México é, de facto, uma economia pujante e uma sociedade muito, muito importante no quadro da América Latina, e mesmo em termos universais. Por outro lado, não podemos esquecer que temos em comum pontos muito importantes: a defesa do livre comércio, a inexistência de barreiras, a sensibilidade às alterações climáticas", salientou.

IEL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.