PSD acusa Governo de fazer colapsar o Estado

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 jul (Lusa) - O líder parlamentar do PSD, Luís Montenegro, acusou hoje o Governo socialista de ser "um flop" e de ter feito colapsar o Estado, com o primeiro-ministro a responder que "o que colapsou foi o sentido de Estado" dos sociais-democratas.

Na primeira intervenção no debate do estado da Nação, Luís Montenegro evocou os incêndios que provocaram 64 mortes, o furto de material de guerra em Tancos, as recentes demissões de secretários de Estado mas também a fuga de informação num exame nacional e a decisão da maioria de esquerda de encerrar os trabalhos da Comissão de Inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos (CGD) para tirar uma conclusão.

"O Governo chega a este debate num processo de degradação indisfarçável. O Governo está a colapsar, perde autoridade todos os dias e o país já percebeu que, nos momentos difíceis, nas contrariedades, o Governo não tem liderança, ou, no mínimo, tem uma liderança muito frágil", acusou o líder da bancada social-democrata.

Na resposta, o primeiro-ministro, António Costa, lamentou que a visão do PSD sobre o estado da Nação se resuma aos últimos 15 dias.

"O que aqui assistimos não foi a uma descrição do colapso do Estado, foi a uma descrição do colapso do sentido de Estado do PPD/PSD", acusou.

Aludindo ao facto se se tratar da última intervenção de Montenegro como líder parlamentar do PSD - há eleições na bancada na próxima semana -, António Costa disse no final da troca de palavras entre ambos ter sido "um enorme prazer" tê-lo como interlocutor ao longo do último ano e meio.

"Não sei se no próximo ano voltarei a tê-lo como interlocutor noutra qualidade, desejo-lhe em qualquer caso as maiores felicidades e solidez na sua atual ou futura liderança", afirmou.

SMA // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Paulo Raimundo alerta para "monstro à solta" após ataques a emigrantes no Porto

O secretário-geral do PCP advertiu que está “um monstro à solta”, reagindo ao que considerou terem sido “crimes de ódio” no Porto, e defendeu que é preciso responsabilizar quem o alimenta.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".