Obras do novo pavilhão de Lavra, Matosinhos, prontas no verão de 2014 - Autarca

| Norte
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 05 jun (Lusa) -- As obras do novo pavilhão do centro de recreio popular da Freguesia de Lavra vão estar concluídas em julho de 2014 e vão ter um investimento de 1,5 milhões de euros, disse hoje o presidente da Câmara de Matosinhos.

A demolição do antigo pavilhão do centro de recreio popular da freguesia de Lavra, localizado na Praia do Marreco, arrancou hoje, pelas 11:15 com duas retroescavadoras, e vai terminar dentro de 15 dias.

A estimativa é que em julho deste ano arranque a construção do novo equipamento, que ficará localizado junto à Escola Padre Manuel Teixeira de Melo, em Lavra, adiantou o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto, e o presidente da Junta de Freguesia de Lavra, Rodolfo Mesquita.

O novo pavilhão "vai ficar localizado onde deve ser: junto a uma escola" e vai "duplicar o uso", disse o presidente da Câmara de Matosinhos, acrescentando que vai "existir um protocolo em que o clube põe [o equipamento] à disposição da escola em horário escolar".

O presidente da Junta de Freguesia de Lavra também acredita que o novo pavilhão vai "dar uma nova vida ao clube e vai servir melhor a comunidade".

O presidente do Clube Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra, Fernando Gonçalves, confessou aos jornalistas que ver a demolição de um pavilhão com mais de 30 anos de existência "era uma dor de alma", mas acredita que a nova obra vai ter melhores instalações para a comunidade em geral e vai permitir que crianças e jovens continuem a praticar hóquei em patins e patinagem.

Só 40% do terreno que vai resultar da demolição do antigo pavilhão é que tem "capacidade construtiva", porque o resto faz parte "da reserva ecológica", explicou o autarca, afirmando que "para já a "Câmara [de Matosinhos] vai ainda analisar" qual vai ser o futuro para aquele local.

Guilherme Pinto afirmou, contudo, que uma das possibilidades para aquele espaço é ligar, através de um arruamento, os dois parques de estacionamento já existentes.

Para o presidente de Matosinhos, a criação de um novo pavilhão é um "bom investimento", porque com "500 mil euros nunca faria um pavilhão escolar".

O presidente da Câmara de Matosinhos anunciou ainda que ao longo deste mandato quer demolir o Bar Azul de Angeiras e que pretende também demolir o Bar Azul de Leça da Palmeira, junto à Casa de Chá do arquiteto Siza Vieira.

Outra das intenções de Guilherme Pinto é deitar abaixo a Casa Carvoeiro, localizada no Padrão da Légua, na antiga estrada nacional que liga Porto/Póvoa.

O Clube Centro de Recreio Popular da Freguesia de Lavra tem cerca de 300 associados.

CCM/MZS // MSP

Lusa/FIM

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.

População de Lamego insatisfeita com o encerramento de dois jardins de infância

No próximo ano letivo vão encerrar dois jardins de infância no concelho de Lamego. A autarquia justifica a decisão pelo número reduzido de alunos mas a população das freguesias afectadas não aceita a decisão e promete lutar contra o encerramento.