CCDR-N assumiu compromisso institucional com o Alto Douro Vinhateiro

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 10 dez (Lusa) -- O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) garantiu hoje que a instituição está atenta ao dossiê Alto Douro Vinhateiro (ADV) e que serão asseguradas todas as condições e compromissos internacionais do Património Mundial.

As comemorações da classificação do Douro, que decorrem no sábado, no Peso da Régua, ficam este ano marcadas pela instituição do Dia do ADV Património Mundial.

"Enquanto encarregado de missão da Estrutura de Missão do Douro (EMD) assumo publicamente que este é um sinal de que nós continuaremos a assegurar no futuro todas as condições e todos os compromissos internacionais sobre o ADV", afirmou Emídio Gomes aos jornalistas.

Criada para acompanhar e zelar pela classificação do Douro Património Mundial, a EMD deverá ser extinta a 31 de dezembro de 2013, segundo a resolução do Conselho de Ministros que a criou em 2006.

Questionado sobre esta extinção, o presidente da CCDR-N e encarregado de missão da EMD afirmou que "até ao final do ano haverá novidades" relativamente a este assunto.

No entanto, o responsável referiu que a cerimónia que decorrerá no sábado "é um compromisso institucional muito forte".

O evento contará com a presença de um membro do Governo, com quem, segundo Emídio Gomes, se "está a articular o futuro do bem e do ADV e da região do Douro".

Em junho, o Comité do Património Mundial aprovou uma deliberação que compatibiliza o Património Mundial com a barragem, exigindo, no entanto, medidas de salvaguarda do bem classificado.

O início da construção do Aproveitamento Hidroelétrico de Foz Tua levou a UNESCO, numa primeira fase, a incluir o ADV na lista do património em risco.

Para salvaguardar o bem, a organização pediu ao Governo para concluir o plano de gestão do bem classificado, bem como informações sobre o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Linha de Alta Tensão, cuja documentação foi enviada para a Unesco em setembro.

A Unesco pediu ainda que seja garantida a estabilidade operacional da entidade responsável pela manutenção do ADV, que é EMD.

No sábado realizar-se-á, na Régua, o colóquio "Douro: O Valor de Um Património Único" e será também anunciada a quarta edição do Prémio de Arquitetura do Douro, que foi criado em 2006 para distinguir e promover boas práticas de arquitetura neste território.

O prazo de candidaturas decorre até 20 de janeiro, sendo o vencedor conhecido a 18 de abril de 2014, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A última edição deste prémio, atribuído em 2011, foi ganha pelo arquiteto Siza Vieira com o armazém de envelhecimento de vinho desenhado para a Quinta do Portal.

No Museu do Douro ficará patente, durante um mês, uma exposição dos premiados nas edições anteriores

O programa das comemorações junta a EMD, CCDR-N, Comunidade Intermunicipal do Douro e a Liga dos Amigos do Douro Património Mundial.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Incêndio deflagra em zona de mato em Vouzela, no concelho de Viseu

Um incêndio deflagrou, ao início da tarde deste domingo, na freguesia de Real das Donas, no concelho de Vouzela, no distrito de Viseu.

Homem fica em estado grave após despiste de mota na Serra da Agrela, Santo Tirso

Um homem com cerca de 35 anos despistou-se com um motociclo na tarde deste domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.

Faleceu homem que se despistou de mota na Serra da Agrela

Perdeu a vida o homem, de 32 anos, que se despistou de mota na tarde domingo na Serra da Agrela, em Santo Tirso.