Bombeiros de Fafe param transporte de doentes se hospital não pagar a horas

Bombeiros de Fafe param transporte de doentes se hospital não pagar a horas
| Norte
Porto Canal

O presidente dos Bombeiros Voluntários de Fafe, Pedro Frazão, garantiu hoje que não admitirá mais os "sistemáticos e prolongados" atrasos no pagamento dos serviços prestados ao Centro Hospitalar do Alto Ave e ameaçou mesmo suspender o transporte de doentes.

Pedro Frazão disse à Lusa que os bombeiros tinham a receber, até à última sexta-feira, mais de 17 mil euros, mas nesse dia o Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA) pagou "finalmente" entre 80 a 85 por cento daquele montante.

"Foi preciso fazer um ultimato à administração, ameaçando suspender o transporte de doentes e avançar para os tribunais para finalmente pagarem uma boa parte da dívida, alguma dela acumulada desde o início do ano", referiu.

Pedro Frazão lembrou que as associações humanitárias "não andam propriamente a nadar em dinheiro", pelo que os atrasos nos pagamentos dos clientes se tornam "incomportáveis".

Contactada pela Lusa, a administração do CHAA garantiu, em comunicado, que todas as faturas validadas estão pagas, não existindo "dívida vencida" àquele corpo de bombeiros.

Acrescentou que o CHAA já pagou, em 2013, cerca de 41 mil euros aos Bombeiros de Fafe, restando "um valor residual de pouco mais de 2 mil euros", referente aos meses de outubro, novembro e dezembro.

"Existe uma fatura do mês de janeiro 2013 que ainda passa por um processo de validação, por dúvida nos valores faturados. Refira-se, no entanto, que estamos a falar de um valor de cerca de 200 euros", lê-se ainda no comunicado.

A administração do CHAA garante que "não há razão para nenhum tipo de preocupação" da população que serve no que toca ao transporte de doentes.

"Procuramos a melhor solução de transporte para os nossos doentes, gerindo os recursos da forma mais eficaz. Todo o transporte será realizado de acordo com as necessidades dos doentes. Nos casos mais urgentes, poderá mesmo ser acionado o INEM, por exemplo, através da Ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) que existe na nossa Unidade de Fafe", remata.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.