Natal de Vila Real animado com árvore de 25 metros e 80 mil lâmpadas

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 07 dez (Lusa) -- Vila Real festeja este ano o "Natal Da Bila" com uma árvore de 25 metros e iluminada por 80 mil lâmpadas, uma montra de presépios, uma mostra de sabores, uma iniciativa que visa promover o comércio tradicional.

A Câmara de Vila Real, conquistada em setembro pela primeira vez pelo PS, manteve para este ano o orçamento de 11 mil euros destinado às atividades de Natal.

Entanto, segundo afirmou o presidente do município, Rui Santos, a ideia foi "fazer mais com menos".

Por isso mesmo, à iniciativa pública juntou-se a privada, com alguns empresários da cidade patrocinarem a instalação da "maior árvore de sempre", na zona da Araucária, local onde nunca teve iluminações natalícias.

Esta árvore de Natal ergue-se a 25 metros de altura, é iluminada por 80 mil lâmpadas e possui 2,5 quilómetros de fios de luzes.

Mais no centro histórico da cidade foram colocadas também mais iluminações "em locais nevrálgicos".

Segundo o vereador José Maria Magalhães, a programação do "Natal da Bila" incluiu ainda uma montra de presépios de grandes dimensões, entre 16 dezembro e 07 de janeiro, feitos pela iniciativa de 16 juntas de freguesia do concelho que serão também espalhados por vários locais do centro.

Depois, entre os 20 e 22 decorrerá uma mostra de sabores, com as freguesias a trazerem à cidade o melhor que se produz e faz em cada uma. Esta iniciativa vai envolver 12 juntas.

Dezassete ranchos, tunas, coros e grupos musicais irão atuar durante a quadra, pela zona histórica

No dia 21, 70 ciclistas vestidos de Pai Natal irão promover um passeio e, no dia a seguir, é a vez dos atletas da corrida de São Silvestre saírem à rua.

José Maria Magalhães salientou a criação de sinergias que se fez este ano, mostrando que juntos "são mais fortes".

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Vila Real (ACIVR), José Ricardo Fonseca, destacou a importância deste tipo de iniciativas para ajudar o comércio tradicional, que atravessa uma "grave crise".

O objetivo do "Natal da Bila" é atrair mais pessoas ao centro histórico.

No entanto, José Ricardo Fonseca salientou que o comércio tradicional não conseguirá sobreviver "apenas de festas" e, por isso mesmo, reivindicou de novo a instalação de lojas âncora ou serviços no centro, como a Loja do Cidadão.

O responsável falou numa "debandada de serviços" desta zona da cidade, como bancos ou até a abertura de um balcão dos CTT do outro lado do rio, e por isso salientou a necessidade de se fazer "mais qualquer coisa" pelo centro histórico.

Para ajudar nesta época, o presidente da ACIVR apelou às compras de Natal no comércio tradicional e garantiu que haverá sempre animação pelas ruas e música natalícia.

PLI // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.