Portugal quer fazer emissão de médio/longo prazo no início de 2014 - IGCP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 dez (Lusa) -- Portugal pretende emitir dívida de médio e longo prazo no início de 2014, afirmou o presidente IGCP, João Moreira Rato, adiantando que se irá tentar conseguir financiamento para 2015 já no início do próximo ano.

Numa entrevista à Bloomberg em Londres, o presidente da Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública disse que, apesar das maturidades preferidas para emissão serem os 5 e os 10 anos, o prazo da obrigação que se planeia emitir no início do ano ainda não está decidido.

Já a dimensão deve ser semelhante à dos leilões de médio e longo prazo realizados este ano (2,5 mil milhões de euros a cinco anos e 3 mil milhões de euros a dez anos), e a operação deve ser realizada através da utilização de um sindicato bancário.

João Moreira Rato afirmou ainda que o instituto que gere a dívida pública portuguesa quer começar a pré-financiar o ano de 2015 já no início de 2014, e que para o próximo ano ainda restam cerca de 7 mil milhões de euros de necessidades de financiamento que têm de ser preenchidas.

O líder do IGCP diz também que os investidores da Escandinávia e França estão a voltar a demonstrar apetite pela dívida pública portuguesa, e que os investidores de Espanha e Itália estão a envolver-se mais, garantindo que Portugal está a trabalhar com o pressuposto que não haverá qualquer tipo de reestruturação.

NM// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Eis a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira.

Boas notícias para o crédito à habitação. Confira as alterações da Taxa Euribor

A taxa Euribor desceu esta sexta-feira a três, a seis e a 12 meses face a quinta-feira.

Há boas notícias para os automobilistas. Confira as alterações nos preços dos combustíveis

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, tal como ocorreu na semana passada. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vão baixar.