Freguesias de Monção de novo com iluminação pública durante a madrugada

| Norte
Porto Canal / Agências

Monção, 06 dez (Lusa) - A iluminação pública nas freguesias de Monção voltou a ser ligada durante a madrugada, dois anos depois de o executivo ter avançado com o corte, perante as críticas da população, anunciou hoje fonte municipal.

Aquela autarquia confirmou que os técnicos da EDP "concluíram a implementação progressiva da iluminação pública" no concelho de Monção, entre a 01:30 e as 05:00, dando assim cumprimento a uma deliberação camarária baseada na fusão das propostas dos eleitos do PS, PSD e CDS.

Neste processo, acrescentou a fonte municipal, "foi necessário alterar os relógios astronómicos existentes nos mais de 300 postos de transformação instalados no concelho".

A decisão de retomar a iluminação pública integral nas 24 freguesias do concelho foi tomada em outubro passado, após uma reunião entre o executivo, agora liderado pelo socialista Augusto Domingues, e os presidentes de Junta.

"No próximo ano avançaremos ainda com um plano para substituir as velhas lâmpadas por outras, de tecnologia LED, de baixo consumo", explicou à Lusa, na ocasião, Augusto Domingues.

A Câmara de Monção estima que com a interrupção parcial da iluminação pública desde 2012 tenha gerado uma poupança anual de 200 mil euros, verba que foi distribuída pelas Juntas de Freguesia.

"Obviamente que ao voltar a contar como uma despesa, essas transferências vão deixar de ser feitas. Estamos a falar de mais de 6.000 euros por mês para cada freguesia", sublinhou o autarca, eleito a 29 de setembro mas que nos últimos 16 anos foi vice-presidente da Câmara.

A medida foi explicada pelo executivo então liderado por José Emílio Moreira (PS), há dois anos, como forma de "reduzir os custos da autarquia com a energia elétrica", mas "mantendo o essencial com níveis de segurança, qualidade e eficácia".

O PS lidera a Câmara de Monção há 16 anos, até 2013 com sucessivas maiorias absolutas.

Contudo, em 2013, na primeira candidatura como cabeça-de-lista, o socialista Augusto Domingues, venceu a autarquia apenas com mais três votos que a lista do PSD, tendo formado um executivo minoritário.

O restabelecimento da iluminação pública resultou da "fusão" das propostas do PS, do PSD e CDS-PP, que defenderam a mesma medida durante a campanha eleitoral.

Além da implementação, em 2014, de lâmpadas de baixo consumo, a Câmara prevê avançar igualmente com uma reestruturação dos pontos de iluminação, seguindo as indicações dos autarcas locais, numa "lógica de poupança".

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.