Protestos no Brasil em Junho colocaram Mundial "tecnicamente" em risco -- FIFA

Protestos no Brasil em Junho colocaram Mundial "tecnicamente" em risco -- FIFA
| Desporto
Porto Canal

O secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, admitiu na quinta-feira que uma eventual suspensão da Copa das Confederações, disputada em junho durante a vaga de protestos sociais que tomou o país, colocava "tecnicamente" em risco a realização do Mundial de 2014.

"Tecnicamente falando, se a Copa das Confederações não fosse organizada até ao fim, poderia não haver Mundial no Brasil em 2014", disse Valcke, numa entrevista ao canal desportivo de televisão ESPN.

A Copa das Confederações foi disputada durante as manifestações populares, muitas delas violentas, que se intensificaram uma semana antes do torneio, inicialmente por descontentamento com o aumento dos preços dos transportes públicos em São Paulo e, depois, por outras reivindicações sociais noutras cidades.

Com a visibilidade internacional por causa do torneio, conquistado pelo anfitrião Brasil numa final com a Espanha, e com as manifestações junto dos estádios em quase todos os jogos, tanto o Governo brasileiro, como a Federação Internacional, temeram pela segurança, reconheceu Valcke.

"Na noite de 20 de junho, as coisas atingiram o auge. Lembro-me de estar frente à televisão e de estar sempre em contacto com Luis Fernandes (vice-ministro do Desporto) e com o pessoal de segurança até às quatro da manhã", contou Valcke.

O secretário-geral da FIFA, lembrou que na manhã de 21 de junho foi realizada uma reunião de crise para abordar a situação no Brasil.

Na reunião entre a FIFA, o Governo e o Comité Organizador, "tomou-se uma decisão com todas as instituições de segurança para decidir: 'não (suspender a Copa das Confederações), nós vamos organizar o torneio até ao final", adiantou Valcke.

"Seria a pior coisa se tivéssemos que tomar a decisão de adiar a Copa das Confederações da FIFA. Seria o pior para o Brasil, não só para a FIFA", disse.

O sorteio dos grupos do Mundial de futebol de 2014 está agendado para hoje na Costa do Sauípe, no estado da Bahia.

+ notícias: Desporto

“Vamos fazer tudo por tudo”. SC Coimbrões quer levar Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões vai defrontar o Aliança de Gandra na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que acontece este domingo pelas 16h00 no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

Tiago Andrade empata com golo ‘no buraco da agulha’

O jogador do FC Porto Tiago Andrade empatou o encontro frente ao Famalicão, em partida para o Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores A. O remate certeiro passou pelo ‘buraco da agulha’ e só parou no fundo das redes famalicenses aos 75 minutos.

Do sonho da subida à final da taça ao virar da esquina. A epopeia do Aliança de Gandra

Domínio absoluto na série dois da Divisão de Elite da Associação de Futebol do Porto (AFP) e a final da Taça ao virar da esquina. O Aliança de Gandra vive uma temporada de sonho que espera ver coroada com a ascensão ao Campeonato de Portugal.