Alunos de Sintra com sintomas de gastroenterite regressaram a casa - hospital

| País
Porto Canal / Agências

Sintra, 05 dez (Lusa) - Os alunos de escolas de Sintra que hoje deram entrada no Hospital Amadora-Sintra com sintomas de vómitos e diarreia já regressaram a casa, disse à Lusa fonte oficial da unidade hospitalar.

Segundo a fonte, deram entrada no hospital oito jovens com sintomas de gastroenterite, mas cerca das 18:00 já tinham recebido alta.

No entanto, adiantou que é possível que vão ainda ao hospital mais alunos, porque alguns foram da escola diretamente para casa.

Estes números são diferentes dos inicialmente apontados pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Sintra, que deu conta de dois alunos internados e 15 em deslocação ao serviço de urgências.

No entanto, contactado pela agência Lusa, o diretor do ACES, Vítor Cardoso, manteve os números anteriormente referidos.

De acordo com Vítor Cardoso, três médicos especialistas em saúde pública foram hoje mobilizados para três escolas do concelho de Sintra, depois de ter surgido um alerta de que alunos apresentavam sintomas de diarreia e vómitos.

Segundo o responsável, os médicos estiveram a acompanhar os alunos e a fazer inquéritos epidemiológicos e "colheitas de águas" que serão encaminhadas para laboratório, com o objetivo de identificar a causa destes sintomas.

Cerca de 100 alunos terão faltado hoje às aulas na secundária Ferreira Dias, adiantou, desconhecendo-se, contudo, o motivo.

Os jovens estudam nas escolas Matias Aires e Ferreira Dias, em Agualva, e Francisco dos Santos, em Rio de Mouro.

JYR // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.