Apoio social com 17,8 ME no orçamento da Câmara do Porto para 2014

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 05 dez (Lusa) -- A Câmara do Porto reservou à área social um investimento de 17,8 milhões de euros em 2014, dos quais 5,8 milhões são para "reforçar" a intervenção nas "áreas da exclusão extrema/sem abrigo, toxicodependência e apoio aos idosos isolados".

A "Coesão Social", considerada "um dos vetores estratégicos mais importantes" para o presidente Rui Moreira, recebe 10,2 milhões de euros na proposta de orçamento que vai ser votada na reunião camarária de terça-feira, mas o documento alerta que o investimento nos bairros será superior a 12 milhões, devido aos 8 milhões "de investimento a realizar pela [empresa municipal] DomusSocial".

De acordo com a Câmara, à "Solidariedade Social" são atribuídos 5,8 milhões que incluem "as dotações afetas à Fundação Porto Social e às freguesias", bem como o meio milhão de euros para "iniciar a ativação e disponibilização de apoios do Fundo de Solidariedade", cujo objetivo é "combater a exclusão social nas suas várias vertentes".

Vai ser através desta verba que "o município reforçará a sua intervenção nos diferentes domínios sociais, designadamente nas áreas da exclusão extrema/sem abrigo, da toxicodependência e do apoio aos idosos isolados", revela o documento.

No documento, a que a Lusa teve acesso, explica-se que "o programa de Habitação social terá em 2014 uma dotação de 4,3 milhões de euros para a grande reabilitação, reforçando assim a melhoria das condições habitacionais bem como as condições sociais dos cidadãos da cidade".

O orçamento reservou ao "Ambiente e Qualidade de Vida" 25,1 milhões de euros, uma das maiores fatias do seu orçamento para 2014, destinando 17,4 milhões ao Urbanismo e Reabilitação Urbana.

A Economia e Emprego absorvem 158,4 mil euros e na proposta explica-se que "a dinamização económica da cidade está fortemente correlacionada com o desenvolvimento social e com a sua energia cultural".

"Nesta área, os objetivos estratégicos passam por atrair investimento direto, contribuir para a sustentabilidade das empresas existentes e promover o empreendedorismo", explica o documento.

A Inovação recebe 1,2 milhões de euros "destinados a implementar e divulgar atividades inovadoras, a fomentar a aplicação de novas tecnologias de modo a garantir ao Porto a sua integração no grupo de cidades do Futuro.

Um dos objetivos é alargar "o acesso à internet através de redes sem fios, cada vez mais um dos fatores que potenciam o turismo de qualidade em cidades de idênticas características".

A Educação e a Juventude absorvem, respetivamente, sete milhões e 19,8 mil euros do orçamento.

"Na Educação destaca-se o investimento na melhoria do parque escolar, nas atividades de enriquecimento curricular, no fornecimento de refeições escolares e no reforço da oferta do pré-escolar na cidade".

Para "assegurar a manutenção e o reforço das condições de segurança da cidade", o orçamento dedica à área três milhões de euros, ao passo que a "Mobilidade e Transportes" arrecadam 12,8 milhões de euros, quase todos para a "melhoria da rede viária e promoção da mobilidade urbana sustentável".

O objetivo designado por "Governância da Câmara", que inclui a estimativa dos encargos com o pessoal no montante de 65,3 milhões, é dotada de um total de 100,9 milhões de euros.

Com um valor global de 184,5 milhões de euros, o orçamento da Câmara do Porto para 2014 sobe 3,4% e reduz a dívida municipal em 8,5%.

ACG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.