BE/Porto quer maior aposta em reabilitação na área classificada Património da Humanidade

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 05 dez (Lusa) -- O Bloco de Esquerda do Porto desafiou hoje o presidente da Câmara, Rui Moreira (independente), a mudar as políticas autárquicas para a zona da cidade classificada como Patrimóno da Humanidade, apostando forte na reabilitação.

"Queremos chamar a atenção para que não tem de ser continuada a política do executivo anterior. Impõe-se uma mudança, uma outra política municipal que reabilite em vez de alienar. Reabilite em vez de vender o património", defendeu o deputado municipal do BE, José Castro, que falava à Lusa à margem de uma visita que uma representação daquele partido fez hoje à área que há precisamente 17 anos foi classificada Património da Humanidade.

A UNESCO classificou o Centro Histórico do Porto (zonas da Sé, São Nicolau, Vitória e Miragaia) como Património Mundial em 05 de dezembro de 1996.

"Infelizmente, o município do Porto, na anterior gestão do PSD/CDS, viu a classificação como uma espécie de fonte trabalhos e encargos e, portanto, nunca quis desenvolver as potencialidades advindas desta classificação", acrescentou.

José Castro explicou ainda que "a reabilitação urbana foi um dos temas mais falados" nas eleições autárquicas 2013, "sob muitas promessas" que "continuam a não ser concretizadas". "No orçamento para 2014, onde já se podia começar a ver uma pequena mudança na política municipal, nada se verifica", adiantou.

Para o deputado municipal, as "casas e prédios que pertençam ao município devem ser reabilitadas" e, quanto aos terrenos, devem ser elaborados "projetos de construção de habitação" que depois sejam disponibilizados "a valores acessíveis, a jovens casais" para o "repovoamento do Centro Histórico".

Esta manhã, o Bloco de Esquerda marcou presença na rua das Fontainhas, rua Nossa Senhora das Dores e viela da Pedreira, num terreno que diz ter sido posto à venda.

José Castro alertou ainda para o "risco bem real de vir a ser retirada a classificação" ao Centro Histórico do Porto, uma vez que "não é a primeira vez que a ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) tem chamado a atenção para esta matéria" por "não haver uma resposta adequada" pelos poderes públicos.

MZB/JGJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.