Pelouro da Cultura da Câmara do Porto recebe 3,3 ME em 2014

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 05 dez (Lusa) -- A Câmara do Porto vai afetar em 2014 à Direção Municipal da Cultura 3,3 milhões de euros do orçamento global de 184,5 milhões de euros, referem os documentos de gestão previsional a que a Lusa teve hoje acesso.

A proposta que vai ser votada na reunião camarária de terça-feira indica, nas "Grandes Opções do Plano", a afetação de perto de 1,9 milhões de euros para a "Dinamização da Cultura".

A diferença de valores poderá explicar-se com a distinção feita entre duas valências da Direção Municipal de Cultura, já que o documento destaca os 1,9 milhões de euros "afetos, entre outros, aos Teatros Rivoli e Campo Alegre, às Fundações de Serralves e da Casa da Musica e ao apoio às obras de requalificação da Torre dos Clérigos", escreve-se no documento.

Apontando a área como "fator de desenvolvimento", o documento refere que este conjunto de equipamentos culturais dá ao Porto "uma dimensão cosmopolita rara entre cidades da sua dimensão", tendo "um papel fundamental contra a desertificação e a degradação urbana".

O pelouro da Cultura, cuja dotação total é de 3,3 milhões de euros, conta ainda com 1,4 milhões de euros destinados ao "funcionamento e as atividades culturais inseridas nos museus e património cultural, arquivos e bibliotecas", explica a proposta.

O mesmo documento refere que, no âmbito da "Função Social" do município, a Cultura "absorve 9,6 milhões de euros, ou seja, 5,2% do orçamento global".

Numa nota de imprensa divulgada na terça-feira, a Câmara do Porto sublinha que a Cultura, "enunciada como um dos pilares da candidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto, é alvo de um reforço substancial de orçamento no próximo ano, que se cifra em cerca de 10%".

De acordo com a mesma informação, este aumento de investimento na Cultura "permitirá a reprogramação da galeria municipal no Palácio de Cristal e a primeira edição do Fórum do Futuro".

O orçamento camarário de 2013 incluía a "Cultura e Lazer" como um subtema da Competitividade, destinando-lhe oito mil euros, de acordo com um dos quadros da nota informativa da Direção Municipal de Finanças anexa aos documentos de gestão previsional, a que a Lusa teve acesso.

"O valor global da despesa na ótica das Grandes Opções do Plano, apresentado para 2014, é de 184,5 milhões de euros, dos quais 32,1 milhões referem-se ao Plano Plurianual de Investimentos e 152,4 milhões de euros ao conjunto de ações identificadas como Ações Relevantes", esclarece a proposta.

ACG // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.