Parque Biológico de Gaia devolveu à natureza águia-de-asa-redonda

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 05 dez (Lusa) -- O Centro de Recuperação de Fauna (CRF) do Parque Biológico de Gaia devolveu hoje à natureza uma águia-de-asa-redonda juvenil, libertando-a na Reserva Natural Local do Estuário do Douro.

A águia, "encontrada em Arouca e entregue ainda cria no Parque Biológico de Gaia" no primeiro trimestre do ano, foi devolvida à natureza cerca das 11:00, disse à Lusa Vanessa Soeiro, veterinária do parque.

Segundo a médica veterinária, a águia esteve no CRF até se alimentar sozinha e estar completamente emplumada, sendo depois levada até ao Centro de Recuperação do Parque da Peneda-Gerês, onde teve "mais condições para o voo" e permaneceu "longe de ruído".

"Há cerca de um mês regressou a Gaia, tendo sido hoje devolvida à natureza", concluiu Vanessa Soeiro, que espera agora que esta águia juvenil "se oriente e encontre território onde se fixar".

Esta libertação ocorreu no âmbito do projeto educativo "Animais Felizes", que envolve as escolas do concelho.

Segundo a veterinária, a devolução dos animais à natureza é precedida de um visita de técnicos do CRF à uma escola, para apresentar aos alunos a espécie, os seus hábitos e ameaças, tendo por objetivo sensibilizá-las para a sustentabilidade ambiental.

"Já houve cerca de uma dezena de ações" no âmbito deste projeto, que teve arrancou no início do ano, adiantou Vanessa Sobreiro, acrescentando que a ideia é alertar as crianças para a necessidade de "conservar a natureza e preservar a biodiversidade".

O CRF está a avaliar a possibilidade de realizar uma próxima ação de devolução de animais noturnos.

A águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) é uma das aves de rapina mais comuns em toda a Europa, tendo a cabeça um aspeto arredondado e compacto e uma cauda relativamente curta.

A cor da sua plumagem é muito variável, desde quase branco a castanho-escuro. A zona dorsal é geralmente castanha, sendo o peito de cor mais clara, em especial na zona superior deste, que apresenta uma mancha distinta, bastante mais clara, com uma forma semelhante a um babete. Distribui-se pela Europa, Ásia e algumas ilhas do Pacífico e ocupa todos os tipos de habitat onde haja árvores e terrenos abertos, sendo frequente nas bordas dos bosques.

A sua dieta baseia-se em pequenos mamíferos, principalmente ratos. Estas águias caçam normalmente desde um poiso, mas também em voo sobre terrenos abertos e até caminhando pelo solo.

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.