Meio-soprano Elena Gragera e pianista Antón Cardó atuam em Ferreira do Alentejo

| País
Porto Canal com Lusa

Ferreira do Alentejo, Beja, 25 mai (Lusa) - A meio-soprano Elena Gragera e o pianista Antón Cardó vão atuar, no sábado, na vila de Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja, no sexto concerto da edição deste ano do Festival Terras sem Sombra.

O concerto "Um Espaço Comum: Aspetos da Tradição Lírica em Portugal e Espanha" vai decorrer, às 21:30, na igreja matriz de N. Sra. da Assunção, explicou a Pedra Angular - Associação dos Amigos do Património da Diocese de Beja, que organiza o festival.

O espetáculo, disse a organização, "centra-se" na herança poético-musical descoberta e reinventada por "grandes compositores" dos séculos XIX e XX, a partir de textos medievais e renascentistas, desde os cancioneiros galaico-portugueses a textos de escritores como Gil Vicente, Luís de Camões e Sá de Miranda.

No concerto, a cantora da Estremadura espanhola Elena Gragera e o pianista catalão Antón Cardó vão interpretar temas daquele "extraordinário património lírico comum" entre Portugal e Espanha.

Os artistas vão também revisitar peças "fundamentais" do "lied alemão" e da "chanson francesa" inspiradas em textos de escritores da Península Ibérica daqueles séculos, com destaque para obras dos compositores alemão Robert Schumann, austríaco Franz Schubert e do francês Charles Gounod.

Além do concerto, a passagem do Terras sem Sombra deste ano por Ferreira do Alentejo vai incluir uma visita ao centro histórico da vila, no sábado, a partir das 14:30.

A visita, orientada pelo historiador de arte José António Falcão, vai passar por vários monumentos de Ferreira do Alentejo, com destaque para a capela do Calvário, a ermida de N. Sra. da Conceição e o Museu de Arte Sacra.

No âmbito do programa de salvaguarda da biodiversidade do festival, está igualmente agendado um passeio no rio Sado, junto à aldeia de Santa Margarida do Sado, no domingo, a partir das 10:00.

O objetivo passa por promover um diagnóstico do curso médio do Sado para inventariar a biodiversidade e avaliar a qualidade da água.

A aldeia de Santa Margarida do Sado e a sua igreja gótica, enquadrada por vestígios arqueológicos, vão também "reter a atenção" dos participantes, entre os quais vão estar músicos, espectadores, membros da comunidade local, autarcas e técnicos.

O 13.º Terras sem Sombra - Festival de Música Sacra do Baixo Alentejo, sob o título "Do Espiritual na Arte Identidades e Práticas Musicais na Europa dos Séculos XVI-XX", decorre até 01 de julho, em oito concelhos do Alentejo.

O festival inclui visitas a património de centros históricos - novidade este ano -, concertos, passeios pela biodiversidade e a cerimónia de entrega do Prémio Internacional Terras sem Sombra 2017.

LL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.