Professores do ensino artístico em greve a partir de 07 de junho

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 mai (Lusa) -- A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) entregou hoje o pré-aviso de greve para os docentes do ensino artístico especializado, com incidência nas avaliações, a partir de 07 de junho.

A medida visa contestar a exclusão destes professores do processo de vinculação extraordinária.

O assunto tem sido exposto pela federação sindical à tutela, tendo sido realizadas duas concentrações em frente ao Ministério da Educação para tentar sensibilizar os decisores políticos.

Na ausência de resposta, a Fenprof decidiu entregar o pré-aviso de greve, uma hipótese que esteve sempre presente nos últimos meses, nomeadamente na manifestação realizada no mês passado, em que os professores fizeram desfilar uma faixa com 550 metros pelas ruas de Lisboa, entre o Ministério da Educação e o parlamento.

"Caso a solução não surja, em 07 junho iniciar-se-á a greve nos conservatórios de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa, no Agrupamento de Escolas da Bemposta (concelho de Portimão) e, ainda, nas escolas António Arroio (Lisboa) e Soares dos Reis (Porto)", anunciou a Fenprof em comunicado.

De acordo com a estrutura sindical, esta greve, numa primeira fase, poderá prolongar-se, "no mínimo, até 16 de junho".

AH // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

Terceiro prémio do EuroDreams a caminho de Portugal

O terceiro prémio do EuroDreams, no valor de 105,50 euros, foi atribuído a 22 apostadores portugueses, de acordo com o departamento de jogos de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Ministério Público abriu 792 inquéritos por crimes de ódio e apenas deduziu 14 acusações desde 2020 

O Ministério Público (MP) abriu 792 inquéritos de 2020 a 2023 relativos a crimes de ódio, mas deduziu apenas 14 acusações naquele período, segundo dados da Procuradoria-Geral da República (PGR) disponibilizados ao jornal Público.