Papa Francisco nomeia portuguesa para comité das Ciências Históricas

Papa Francisco nomeia portuguesa para comité das Ciências Históricas
| Norte
Porto Canal

O papa Francisco nomeou a especialista em cultura portuguesa e vice-reitora da Universidade do Porto, Maria de Lurdes Correia Fernandes, para o Comité Pontifício de Ciências Históricas, anunciou hoje o Vaticano.

Natural de Arouca, 55 anos, Maria de Lurdes Correia Fernandes, é licenciada em línguas e literaturas modernas e doutorada em cultura portuguesa dos séculos XV a XVIII, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Entre as suas obras destacam-se "O tempo do Desengano. Das aparências da vida à verdade da morte nos Relógios Falantes de D. Francisco Manuel de Melo" (2005) e "Espelhos, cartas e guias. Casamento e espiritualidade na Península Ibérica" (1995).

A autora publicou ainda a obra "A biblioteca de Jorge Cardoso (1669), autor do Agiológio Lusitano: cultura, erudição e sentimento religioso no Portugal Moderno" (2000).

É vice-reitora da Universidade do Porto desde 03 de julho de 2006.

O Comité Pontifício de Ciências Históricas foi criado em 1954 pelo papa Pio XII, com o objetivo de representar a Santa Sé no Comité Internacional de Ciências Históricas.

O comité funciona em colaboração com a Biblioteca Apostólica Vaticana, o Arquivo Secreto do Vaticano e com as diversas academias culturais, sendo uma das suas funções o apoio e o estímulo ao estudo das línguas clássicas, nomeadamente o latim e o grego.

O Comité Pontifício de Ciências Históricas é constituído por 30 membros de diferentes países.

+ notícias: Norte

Jovens detidos em flagrante delito por tráfico de droga em Aveiro

Dois jovens de 18 anos foram detidos em flagrante delito, esta sexta-feira, por tráfico de estupefacientes em Aveiro, informou a Polícia de Segurança Pública (PSP) em comunicado enviado às redações. 

Homem de 51 anos detido por suspeitas de violência doméstica em Aveiro

Um homem de 51 anos foi detido, esta sexta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) por suspeita da prática de violência doméstica em Aveiro, informou aquela força policial em comunicado enviado às redações. 

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.