Papa: Francisco deixou Casa Nossa Senhora do Carmo, Fátima, às 14:20

| País
Porto Canal com Lusa

Fátima, Santarém, 13 mai (Lusa) -- O papa Francisco saiu este sábado da Casa Nossa Senhora do Carmo, Fátima, às 14:20, depois de ter almoçado com os bispos portugueses e para iniciar a viagem para a base aérea de Monte Real.

Francisco, que presidiu às celebrações do Centenário das Aparições de Fátima, que devem ter reunido nos dois dias aproximadamente um milhão de pessoas, viaja hoje para Roma.

Antes de abandonar a casa, Francisco tirou fotografias com os bispos portugueses.

Na Casa Nossa Senhora do Carmo, Francisco passou a noite e fez também ali as refeições.

O papa Francisco presidiu hoje, no Santuário de Fátima, à cerimónia de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, crianças que, com a sua prima, Lúcia, afirmaram ter visto Nossa Senhora, na Cova da Iria, em 1917.

Além de presidir às cerimónias do Centenário das Aparições, o papa, que chegou a Portugal (Base Aérea de Monte Real, no concelho de Leiria), na sexta-feira, teve encontros com o Presidente da República e com o primeiro-ministro, participou na bênção das velas e almoçou com os bispos portugueses.

Nas intervenções que fez em Fátima, Francisco deixou apelos à paz e à concórdia, e lembrou os excluídos da sociedade e todos os que sofrem em consequência dos conflitos em vários países do mundo.

Francisco foi o quarto papa a visitar Portugal. Antes, Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010) já tinham estado em Fátima.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.