Papa: Francisco deixou Casa Nossa Senhora do Carmo, Fátima, às 14:20
Porto Canal com Lusa
Fátima, Santarém, 13 mai (Lusa) -- O papa Francisco saiu este sábado da Casa Nossa Senhora do Carmo, Fátima, às 14:20, depois de ter almoçado com os bispos portugueses e para iniciar a viagem para a base aérea de Monte Real.
Francisco, que presidiu às celebrações do Centenário das Aparições de Fátima, que devem ter reunido nos dois dias aproximadamente um milhão de pessoas, viaja hoje para Roma.
Antes de abandonar a casa, Francisco tirou fotografias com os bispos portugueses.
Na Casa Nossa Senhora do Carmo, Francisco passou a noite e fez também ali as refeições.
O papa Francisco presidiu hoje, no Santuário de Fátima, à cerimónia de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, crianças que, com a sua prima, Lúcia, afirmaram ter visto Nossa Senhora, na Cova da Iria, em 1917.
Além de presidir às cerimónias do Centenário das Aparições, o papa, que chegou a Portugal (Base Aérea de Monte Real, no concelho de Leiria), na sexta-feira, teve encontros com o Presidente da República e com o primeiro-ministro, participou na bênção das velas e almoçou com os bispos portugueses.
Nas intervenções que fez em Fátima, Francisco deixou apelos à paz e à concórdia, e lembrou os excluídos da sociedade e todos os que sofrem em consequência dos conflitos em vários países do mundo.
Francisco foi o quarto papa a visitar Portugal. Antes, Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010) já tinham estado em Fátima.
AMF // SSS
Lusa/fim
