Professores vão trabalhar 40 horas semanais já em setembro - Nuno Crato

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 jun (Lusa) - O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, anunciou hoje que os professores começam já em setembro a trabalhar 40 horas por semana, mas que não lhes será aumentada a componente letiva.

"O alargamento para as 40 horas semanais aplica-se no próximo ano letivo", afirmou Nuno Crato, numa entrevista hoje à noite à TVI24, na qual garantiu que esta mudança não irá aumentar o tempo de trabalho em sala de aula.

"Os professores, na realidade, já trabalham 40 horas por semana", defendeu o ministro, garantindo que "a componente letiva mantém-se do ano passado para este ano".

De acordo com o despacho normativo do próximo ano letivo, divulgado ao final do dia de hoje pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC), os professores terão a mesma componente letiva no próximo ano letivo, com 25 horas semanais para os docentes do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico e 22 horas para os restantes ciclos, incluindo a educação especial.

O alargamento do horário de trabalho de 35 para 40 horas semanais é uma das principais razões para as greves às avaliações, agendadas entre 07 e 14 de junho, e uma greve geral que coincide com o primeiro dia de exames nacionais do ensino secundário.

Nuno Crato voltou hoje a afirmar que "está tudo preparado para que os exames se realizem no dia 17", criticando a decisão de os sindicados em avançar para a greve antes das negociações: "Este tipo de atitude é tomar como refém os nossos alunos. É algo com que não se deve brincar".

Crato lembrou que "a greve é um direito", assim como "a crítica", aproveitando para defender que "a greve não beneficia os professores e potencialmente prejudica os alunos".

O ministro disse acreditar que deverão existir muitos professores divididos no que toca a avançar para a greve: "Julgo que muitos professores não estão interessados em fazer esta greve".

"A greve começou ainda não tínhamos começado o processo de negociação", criticou o ministro, lamentando que tenha sido marcada para o período de exames.

Para Nuno Crato, "é muito diferente fazer uma greve em certos dias" ou nos dias de exames nacionais.

Durante a entrevista, Nuno Crato mostrou-se confiante em relação á decisão do conselho arbitral, lembrando que já há jurisprudência sobre os serviços minimos.

"O Tribunal Constitucional reafirmou que era um serviço público que era preciso manter e que os serviços mínimos seriam impostos", vincou.

SIM/IMA // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.