Trabalhadores dos Estaleiros de Viana acusam administração de "show-off"

| Norte
Porto Canal / Agências

Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) alertaram hoje que, uma semana depois da chegada de 1.500 toneladas de aço à empresa, a construção dos dois navios para a Venezuela ainda não arrancou.

"Lamentamos e repudiamos o show-off que foi dado com a chegada do aço. O presidente do conselho de administração disse que se ia iniciar o corte do aço e até agora isso não aconteceu", afirmou hoje António Costa, porta-voz da comissão de trabalhadores dos ENVC.

O aço que chegou a 27 de maio à empresa custou 890 mil euros e representa apenas 15% da matéria-prima necessária à construção dos dois navios, de 188 metros e que se destinam a transportar asfalto a cerca de 200 graus centígrados.

Na ocasião, em declarações aos jornalistas, o presidente do conselho de administração dos estaleiros, Jorge Camões, disse que a construção dos dois navios, encomendados em 2010 pela empresa de petróleos da Venezuela por 128 milhões de euros, iria finalmente arrancar.

"Até hoje não se iniciou o corte do aço. Estamos à espera de que realmente essas afirmações do senhor presidente sejam uma realidade, para que de uma vez por todas se ponha esta empresa a trabalhar", disse, por seu turno, António Costa, admitindo a "ansiedade" de regressar ao trabalho vivida nos estaleiros.

A justificação para o facto de a empresa "continuar parada", explicou, reside na "falta de componentes de metalomecânica pesada", que "ainda não chegaram".

"Queremos trabalhar, mas é preciso criar as condições para se poder trabalhar. Neste momento as condições ainda não estão cridas", assegurou o porta-voz dos 620 trabalhadores dos ENVC.

"Continuamos parados porque é uma opção política", afirmou ainda.

António Costa falava aos jornalistas após uma reunião geral de trabalhadores, realizada hoje na empresa, precisamente no dia em que os ENVC assinalaram o 69.º aniversário, o qual poderá ser o último tendo em conta o anúncio de encerramento, face à investigação lançada por Bruxelas às ajudas públicas que foram concedidas desde 2006.

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).