PS questiona Mota Soares sobre nomeações na Segurança Social

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 mai (Lusa) - O grupo parlamentar do PS entregou hoje uma série de perguntas na Assembleia da República dirigidas ao ministro da Solidariedade e da Segurança Social, o democrata-cristão Pedro Mota Soares, sobre alegadas nomeações suspeitas na estrutura da Segurança Social.

Segundo um documento cujo primeiro signatário é o deputado socialista Nuno Sá, houve uma "denúncia que dá conta de uma verdadeira operação de partidarização da segurança social levada a cabo pelo Governo".

"É o caso das nomeações para cargos de chefia/direção nos Centros Distritais de Segurança Social do Porto, Braga, Faro, Santarém, Vila Real, Viseu, Coimbra, Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Setúbal, Viana do Castelo, de militantes da máquina partidária do PSD e do CDS-PP, muitos dos quais sem qualquer experiência na área da segurança social e, segundo a denúncia, recebida sem cumprirem os requisitos legais em vigor", lê-se ainda na pergunta ao Governo.

Os deputados do PS criticam o alegado processo de "partidarização intolerável e incompreensível do aparelho do Estado", sobretudo num "momento em que o Governo tanto fala do despedimento de funcionários do Estado".

HPG // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.