Moradores do Porto da Cruz contam estragos depois de noite sem dormir

| País
Porto Canal

Na freguesia do Porto da Cruz, no concelho de Machico, os moradores fazem hoje contas aos estragos depois de uma noite sem dormir, em que a chuva provocou dezenas de deslizamentos de terras que isolaram o acesso ao centro.

Estradas secundárias e a própria Via Expresso (principal estrada de acesso) sofreram vários deslizamentos que na sua fúria levaram alguns troços de estradas, campos agrícolas e automóveis e danificaram casas.

"As terras vieram por aqui abaixo, destruíram o caminho e atingiram aquela casa ali em baixo de um familiar", conta à agência Lusa Cátia Jesus, moradora na Maiata de Cima, na freguesia do Porto da Cruz.

A moradora adianta que as pessoas "não conseguiram dormir toda a noite com tanta água a cair".

Manuel Mendes, também habitante da Maiata de Cima, declara que "nunca choveu assim”, pelo menos na sua memória.

"A água era tanta e corria pela estrada arrastando tudo quanto encontrava que fazia repuxos parecendo chafarizes", descreve.

Inácio Ramos confirma, mas salienta que nas zonas da Referta, do Folhadal e da Cruz da Guarda o cenário foi pior: “Há casas destruídas, carros que foram arrastados, poios agrícolas que desapareceram. Felizmente não há danos pessoais a registar".

"Toda a noite choveu chuva da grossa", diz o morador João Tiago, apontando para as escarpas.

Cátia Jesus, com alguma resignação, recorda o temporal de 20 de fevereiro de 2010, no Funchal, que provocou 43 mortos e seis desaparecidos.

"A gente vai-se contentando com aquilo que Nossa Senhora manda, é uma coisinha em cada lado. Coube a nós agora", desabafa, lamentando não ter água e luz e após ter removido a lama da entrada da sua habitação.

As estradas de acesso ao Porto da Cruz continuam neste início de tarde condicionadas ou mesmo interditas enquanto equipas camarárias, do Governo Regional e dos Bombeiros Municipais de Machico procedem à limpeza das vias de comunicação.

Os concelhos de Machico, de Santana e de Santa Cruz são os locais mais atingidos pelas chuvas.

+ notícias: País

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.

Terceiro prémio do EuroDreams a caminho de Portugal

O terceiro prémio do EuroDreams, no valor de 105,50 euros, foi atribuído a 22 apostadores portugueses, de acordo com o departamento de jogos de Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Ministério Público abriu 792 inquéritos por crimes de ódio e apenas deduziu 14 acusações desde 2020 

O Ministério Público (MP) abriu 792 inquéritos de 2020 a 2023 relativos a crimes de ódio, mas deduziu apenas 14 acusações naquele período, segundo dados da Procuradoria-Geral da República (PGR) disponibilizados ao jornal Público.