Chuva deixa estradas intransitáveis e provoca derrocadas em Santa Cruz

| País
Porto Canal / Agências

Santa Cruz, 29 nov (Lusa) - A chuva intensa que caiu durante a noite de quinta-feira para hoje na Madeira deixou algumas estradas "intransitáveis" e provocou "algumas derrocadas" no concelho de Santa Cruz, informou a câmara.

"No sítio da Ribeira, em Santa Cruz, chegou a ser ponderada a evacuação dos moradores, tendo o presidente solicitado alojamento no Hotel Santa Cruz, que, contudo, acabou por não ser necessário, dadas as melhorias entretanto registadas ao nível da pluviosidade", disse o município em comunicado.

Nesta nota, a câmara municipal adiantou que a forte chuva "criou alguns constrangimentos no sítio da Ribeira, em Santa Cruz, e no Santo da Serra".

O presidente da autarquia, Filipe Sousa, referiu que foi "uma noite complicada", acrescentando que a situação mais grave foi registada nas Achadas do Barro, onde uma moradia terá ficado sem condições de habitabilidade, sendo necessário "pensar no realojamento da família".

O responsável mencionou que durante a noite várias pessoas "tiveram de sair das suas casas" e que chegou a ser equacionada a "retirada de seis ou sete famílias".

O autarca referiu que esta manhã estão a ser avaliados os problemas e "decorrem trabalhos de limpeza".

Também no concelho de Santana, na zona norte, a chuva inundou a escola e, segundo fonte dos bombeiros locais, foram afetadas as salas do rés-do-chão, pelo que hoje não estará em funcionamento.

A zona mais afetada pela forte precipitação é a freguesia do Porto da Cruz, no concelho de Machico, que tem várias estradas condicionadas ou fechadas devido a derrocadas, isolando diversas localidades, e prejuízo em habitações.

Nos restantes concelhos da Região Autónoma da Madeira, as corporações dos bombeiros atestam que não existem situações anómalas a registar.

AMB // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.