Plano Nacional de Leitura até 2027 é hoje lançado no Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 23 abr (Lusa) - O Governo apresenta hoje, no Porto, as bases do Plano Nacional de Leitura (PNL) para a próxima década, para promover as competências da leitura e literacia junto de crianças, jovens e adultos.

O PNL foi criado em 2006 para melhorar as competências de leitura e escrita dos mais novos, mas uma década depois a estratégia do Governo é alargar a iniciativa a adultos e a outros campos da literacia, nomeadamente a científica e a digital.

"Esta nova etapa do PNL para 2017-2027 deve apoiar e fomentar programas especialmente vocacionados para favorecer a integração social através da leitura, em diferentes suportes", lê-se na apresentação que está já disponível no renovado 'site' do Plano Nacional de Leitura.

As linhas orientadoras do PNL foram aprovadas em março, pelo Conselho de Ministros, e serão agora aplicadas e monitorizadas por uma comissão liderada por Teresa Calçada e Elsa Maria Conde.

Além de escolas e bibliotecas, o PNL 2027 envolverá mais parcerias, nomeadamente com autarquias e Centros Ciência Viva.

O Plano Nacional de Leitura até 2027 estará dependente do Ministério da Educação, em articulação com as tutelas da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A apresentação da nova estratégia do PNL decorrerá hoje - Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor - na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, às 11:30, com a presença do primeiro-ministro, António Costa, e do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.