BBC Proms são mote do Festival Revolução & Cultura da Casa da Música

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 21 abr (Lusa) -- A Casa da Música, no Porto, anunciou hoje que os BBC Proms, considerado o mais popular festival de música clássica do mundo, serve de mote à edição deste ano do Música & Revolução, a decorrer de 24 a 30 de abril.

"Os escândalos dos Proms têm feito história, e é essa história que queremos contar na Sala Suggia, reunindo algumas das obras que mais inquietaram o seu público", explica a Casa da Música (CdM).

Em comunicado, a instituição esclarece que o alinhamento inclui duas peças de Harrison Birtwistle (compositor em residência), no âmbito da grande retrospetiva da sua obra que percorre todo este ano, mas também a escrita de outra figura crucial da música britânica -- Peter Maxwell Davies -- e ainda as Cinco Peças para Orquestra, de Arnold Schoenberg, "um dos primeiros grandes desafios apresentados naquele festival, nos idos de 1912".

O festival arranca na segunda-feira com as "Censored Songs", que conta com a participação de alunos da Escola de Música Valentim de Carvalho que interpretarão temas de bandas como Queen, Rolling Stones, The Who, Clash e Pink Floyd.

No sábado, dia 29, o tema será "Pânico nos Proms", com a primeira parte a cargo do Remix Ensemble, dirigido por Peter Rundel. Na segunda parte subirá ao palco a Orquestra Sinfónica do Porto, dirigida por Baldur Brönnimann.

O Remix Ensemble interpretará "Antechrist", de Maxwell Davies, e a Sinfonia de Câmara nº 1, op.9, de Schoenberg.

As Cinco Peças do mestre da Segunda Escola de Viena, e "Panic", de Birtwistle, ficam a cargo da Sinfónica do Porto.

"Os Fabulosos Proms" encerram o festival com o Remix Ensemble, o Coro Casa da Música e com a Orquestra Sinfónica do Porto, num programa que conta com "Short Ride in a Fast Machine", do norte-americano John Adams, "Worldes Blis", de Peter Maxwell Davies, culminando na marcha "Pompa e Circunstância" (com coro comunitário), de Edward Elgar, peça obrigatória na última noite dos Proms.

PM // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

“Não tenho memória de um Governo ter começado tão mal em funções”, acusa Pedro Nuno Santos

O líder do PS, Pedro Nuno Santos, acusou este sábado o Governo de ser “o maior foco de instabilidade” e de ter demonstrado impreparação nos primeiros 30 dias, considerando ser o pior arranque de governação de que tem memória.

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.