PCP pede presença urgente no parlamento do ministro da Defesa e da administração dos ENVC

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 nov (Lusa) - O PCP requereu hoje, com caráter de urgência, audições em sede de Comissão Parlamentar de Defesa da administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e do ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco.

Os dois requerimentos são dirigidos ao presidente da Comissão Parlamentar de Defesa Nacional, o social-democrata José Matos Correia, sendo subscrito pelos deputados comunistas António Filipe, Jorge Machado e Carla Cruz.

No requerimento em que se pede a presença de José Pedro Aguiar-Branco, o PCP refere que a empresa Martifer, vencedora do concurso para a subconcessão das instalações onde funcionam os ENVC, anunciou a sua intenção de despedir os 600 trabalhadores dos estaleiros, podendo nos anos seguintes contratar apenas uma parte deles.

"Este anúncio desmente cabalmente as repetidas afirmações do ministro da Defesa de que o Governo teria encontrado uma solução de viabilização e de manutenção dos postos de trabalho dos ENVC", salienta este grupo de deputados comunistas.

Já em relação à presença no parlamento da administração dos ENVC, o PCP sustenta que esses elementos estiveram envolvidos no processo negocial com a Martifer e que, por outro lado, ao longo dos dois últimos anos de administração dos estaleiros, "pouco ou nada se sabe sobre a estratégia levada a cabo pelos responsáveis da empresa para captação" de investimentos.

O PCP quer ainda ouvir o ministro da Defesa na sequência de notícias sobre a realização na Madeira de "exercícios militares destinados ao treino de missões que relevam fundamentalmente da segurança interna" e "não das Forças Armadas".

"A corroborar este entendimento está o facto de que terá sido solicitada a colaboração da PSP nesse mesmo exercício por este incluir ações para as quais só as forças de segurança estão capacitadas", aponta ainda o PCP.

PMF // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Da Esquerda à Direita. Eis as críticas às medidas do Governo para a habitação

Esquerda e PAN criticaram globalmente as medidas esta sexta-feira apresentadas pelo Governo para a habitação, o Chega exigiu rutura com as práticas do anterior executivo socialista, e a Iniciativa Liberal pediu mais esclarecimentos e ambição na mudança.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".