Autoridade da Concorrência realizou buscas a 15 empresas este ano

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 abr (Lusa) -- A Autoridade da Concorrência (AdC) divulgou hoje que, nos primeiros quatro meses deste ano, realizou buscas em 15 empresas de oito concelhos da Grande Lisboa e do Grande Porto por suspeitas de violação da lei da concorrência.

Segundo o regulador, as práticas sob suspeita desenvolvem-se em empresas de diferentes setores de atividade na oferta de bens e serviços e tiveram impacto direto sobre o consumidor final.

A AdC afirma que as operações foram efetuadas ao abrigo de mandados judiciais emitidos pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) e que os vários processos foram sujeitos a segredo de justiça, escusando-se, por isso, a indicar quais as empresas envolvidas.

Das buscas feitas a essas 15 empresas, já foi levantado o segredo de justiça relativamente a um processo no setor do transporte fluvial turístico no concelho do Porto.

As diligências deste ano corresponderam a "um total de cerca de 60 dias de buscas, envolvendo mais de duas dezenas de instrutores da AdC e duas dezenas de agentes das forças policiais", explica o regulador.

"Durante todo o ano de 2016, a AdC procedeu a diligências de busca e apreensão em nove entidades distribuídas por 13 instalações", compara a AdC.

O regulador sublinha que "as diligências de busca e apreensão configuram um meio de obtenção de prova de ilícitos concorrenciais" e que, destas buscas, "não decorre qualquer juízo de culpa ou condenação das empresas envolvidas"

O reforço da investigação é uma das prioridades que foi estabelecida pela AdC para 2017.

SP // MSF

Lusa/fim

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Pescadores podem voltar a capturar sardinhas em Portugal a partir de hoje

Os pescadores podem, a partir desta quinta-feira, voltar a pescar sardinhas em Portugal, com um limite máximo anual de 29.560 toneladas, mais de 66% da quota atribuída à Península Ibérica.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.