Casa Jardim Ventura Porfírio em Castelo de Vide é um espaço de "memória"

| País
Porto Canal com Lusa

Castelo de Vide, Portalegre, 15 abr (Lusa) -- O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, classificou hoje como um espaço de "memória" e de "homenagem a um grande artista" a Casa Jardim Pintor Ventura Porfírio, em Castelo de Vide, no distrito de Portalegre.

António Ventura Porfírio (1908-1998) nasceu em Castelo de Vide, formou-se em pintura na Escola de Belas Artes do Porto, em 1935, e foi bolseiro em Madrid, Paris e Bruxelas, entre 1935 e 1937, tendo ainda desempenhado funções de conservador do Palácio Nacional de Queluz, entre 1938 e 1973.

"Neste espaço vamos poder desfrutar dos maravilhosos jardins que ele concebeu e nos deixa. E, graças ao trabalho da câmara e generosidade dos herdeiros, pode ser agora aberta à visita pública", disse.

Luís Filipe Castro Mendes falava à agência Lusa à margem da inauguração do jardim pertencente à casa de Ventura Porfírio, um espaço que foi totalmente recuperado pelo município.

Ainda antes do mês de agosto, a Câmara de Castelo de Vide espera concluir as obras de recuperação da casa, num investimento de cerca de 50 mil euros.

A casa, edificada de raiz em terrenos contíguos aos do avô de Ventura Porfírio, resultou de um esboço feito pelo pintor, sendo o projeto final do gabinete de arquitetura de António Pereira.

Os jardins, fortemente influenciados pela experiência adquirida em Queluz, apresentam uma grande diversidade de espécies vegetais (da região e exóticas), que se desenvolvem numa sucessão de socalcos de pequena dimensão.

Na Casa Jardim Mestre Ventura Porfírio vai ser possível observar o acervo artístico constituído por cerca de quatro mil desenhos, centenas de pinturas de autores nacionais e estrangeiros, bem como mobiliário de valor histórico

HYT // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do Euromilhões. Saiba se é o feliz contemplado

Já são conhecidos os números que compõem a combinação do Euromilhões desta terça-feira.

Abril termina 'recheado'. Primeiro prémio do Euromilhões sai a apostador

Um apostador estrangeiro arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, que valia 166 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa.

Primeiro de maio debaixo de chuva, mas bom tempo está a caminho do Norte

A chuva e o frio vão marcar o arranque do mês de maio, mas as temperaturas deverão melhorar gradualmente a partir de sexta-feira. De acordo com o Instituto de Previsão Metereológica e Atmosférica (IPMA), a semana de abertura deste mês deverá mesmo registar os 25 graus em certas zonas do país. A tendência deverá manter-se para a segunda semana.