Marcelo quer "posição comum" sobre terrorismo e pede à Europa que mantenha os seus valores

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 abr (Lusa) - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defendeu hoje uma posição comum da União Europeia sobre o terrorismo, questionado sobre o atropelamento de várias pessoas em Estocolmo.

"Infelizmente têm-se multiplicado atos de terrorismo. Sem querer entrar em pormenores concretos, esse é um desafio da Europa: responder ao terrorismo prevenindo-o e respondendo em conformidade", afirmou, questionado pelos jornalistas à margem da visita de uma exposição sobre saúde, em Lisboa, pouco depois de ser conhecida a notícia sobre Estocolmo.

Pelo menos duas pessoas morreram quando um camião avançou sobre várias pessoas e foi embater na montra de uma loja numa rua pedonal da capital sueca.

"A Europa infelizmente tem vivido como um fenómeno quase quotidiano este tipo de acontecimentos. Por isso é que é importante uma posição comum perante o terrorismo, se for esse o caso, sem nunca perder os valores fundamentais da Europa, que é uma europa democrática, de respeito pelos direitos humanos", apelou o chefe de Estado português.

O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Lofven, afirmou que tudo aponta para que o atropelamento de muitas pessoas hoje numa rua pedonal de Estocolmo seja "um ataque terrorista" e adiantou que uma pessoa foi detida.

SMA // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro acusa Governo de Costa de aprovar resoluções "sem cabimentação orçamental"

O primeiro-ministro acusou no sábado à noite o anterior Governo de ter aprovado resoluções "sem cabimentação orçamental" e assegurou que, apesar do défice do primeiro trimestre, “o Governo vai gerir a situação”.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".