Trabalhadores dos Estaleiros de Viana reúnem-se quinta-feira com ministro da Defesa

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 27 nov (Lusa) - O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, reúne-se esta quinta-feira com a comissão de trabalhadores dos Estaleiros de Viana, encontro que servirá para abordar a situação da empresa, a subconcessionar ao grupo português Martifer.

A informação foi avançada à agência Lusa por fonte daquele ministério, e durante o encontro serão explicados os próximos passos do processo de subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC). Esta solução foi anunciada em abril e previa, em paralelo, o encerramento da atual empresa pública.

A Martifer, que detém os estaleiros da NavalRia, em Aveiro, também já confirmou hoje que vai assumir esta subconcessão até 2031, após vitória no concurso internacional lançado pela administração dos ENVC, mas sublinha que envolve "única e exclusivamente", a utilização dos terrenos, edifícios, infraestruturas e alguns equipamentos afetos.

Neste processo ainda não é conhecido o destino dos trabalhadores dos ENVC, sendo expectável o recrutamento pela Martifer de uma parte dos atuais 620.

"O grupo Martifer, através da sociedade a constituir para o efeito, pretende desenvolver a sua atividade no mercado nacional e internacional e implementar, nas áreas afetas à aludida subconcessão dos ENVC, um projeto de construção e reparação naval, no âmbito do qual se prevê a criação de cerca de 400 novos postos de trabalho ao longo dos próximos três anos", lê-se no comunicado enviado hoje pelo grupo português à Comissão de Mercados de Valores Mobiliários.

Contactada pela Lusa, a comissão de trabalhadores dos ENVC escusou-se, para já, a prestar declarações sobre este anúncio.

Esta foi a solução definida pelo Governo português depois de encerrado o processo de reprivatização dos ENVC, devido à investigação de Bruxelas às ajudas públicas atribuídas à empresa entre 2006 e 2011, não declaradas à Comissão Europeia, no valor de 181 milhões de euros.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.