Centro Hospitalar do Alto Ave com taxa de infeção abaixo da média nacional

| Norte
Porto Canal / Agências

Guimarães, 14 mai (Lusa) - A taxa de infeções no Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA) foi, em 2012, de 8,1 por cento, abaixo da média nacional, que atingiu os 10,6 por cento, informou hoje aquela unidade.

Segundo a fonte, aquela "performance" está diretamente relacionada com a taxa de adesão dos profissionais de saúde à prática da higiene das mãos.

Uma prática que, sublinhou a fonte, "continua universalmente baixa", com taxas de adesão que rondam os 40 por cento.

Em Portugal, em 2012, a taxa de adesão foi de 68 por cento e no CHAA, que integra os hospitais de Guimarães e de Fafe, a adesão a essa prática por parte dos seus profissionais atingiu os 75 por cento.

O CHAA vai iniciar, na quinta-feira, uma campanha de sensibilização da população para a importância da lavagem das mãos, "uma vez que a melhoria da prática da higiene das mãos está diretamente relacionada com a diminuição da transmissão de infeções hospitalares".

A campanha arrancará com um ação personalizada junto da comunidade que visita os familiares e amigos internados.

Assinalando também o Dia Nacional da Higiene das Mãos e o Dia Internacional de Prevenção das Infeções Hospitalares, daquela campanha decorrerão várias iniciativas na entrada do CHAA, nomeadamente com um grupo de profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de saúde e assistentes operacionais) a informar a população e a esclarecer dúvidas sobre infeções e a importância de as evitar.

Haverá também demonstrações da forma correta de higiene das mãos, exibição de um filme sobre a forma correta de higiene das mãos, distribuição de folhetos alusivos à higiene das mãos e exposição de cartazes alusivos ao tema.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Novo Matadouro de Campanhã só deverá estar concluído no início de 2025

Embora a última previsão apontasse para o último trimestre de 2024, as obras no antigo Matadouro de Campanhã só deverão estar concluídas no início de 2025. O atraso na empreitada foi admitido esta quarta-feira, durante o primeiro encontro público de discussão do projeto. A complexidade da obra e o envolvimento de várias entidades públicas podem exigir adaptações ao programa e atrasos na empreitada.

Autoridades aguardam decisão sobre reboque de navio que se incendiou ao largo de Leixões

O comandante do porto de Leixões afirmou esta quarta-feira que aguarda a decisão entidade portuguesa que certifica os navios para saber se o navio Greta K, onde deflagrou um incêndio, pode ser rebocado, garantindo que não há risco de derrame.

Vila do Conde é finalista a Capital Europeia da Juventude 2026

O Fórum Europeu da Juventude anunciou esta quarta-feira os finalistas na corrida ao título de Capital Europeia da Juventude 2026. Vila do Conde conquistou um lugar entre os cinco finalistas, um feito que não era alcançado por uma cidade portuguesa desde 2015.