Centro Hospitalar do Alto Ave com taxa de infeção abaixo da média nacional

| Norte
Porto Canal / Agências

Guimarães, 14 mai (Lusa) - A taxa de infeções no Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA) foi, em 2012, de 8,1 por cento, abaixo da média nacional, que atingiu os 10,6 por cento, informou hoje aquela unidade.

Segundo a fonte, aquela "performance" está diretamente relacionada com a taxa de adesão dos profissionais de saúde à prática da higiene das mãos.

Uma prática que, sublinhou a fonte, "continua universalmente baixa", com taxas de adesão que rondam os 40 por cento.

Em Portugal, em 2012, a taxa de adesão foi de 68 por cento e no CHAA, que integra os hospitais de Guimarães e de Fafe, a adesão a essa prática por parte dos seus profissionais atingiu os 75 por cento.

O CHAA vai iniciar, na quinta-feira, uma campanha de sensibilização da população para a importância da lavagem das mãos, "uma vez que a melhoria da prática da higiene das mãos está diretamente relacionada com a diminuição da transmissão de infeções hospitalares".

A campanha arrancará com um ação personalizada junto da comunidade que visita os familiares e amigos internados.

Assinalando também o Dia Nacional da Higiene das Mãos e o Dia Internacional de Prevenção das Infeções Hospitalares, daquela campanha decorrerão várias iniciativas na entrada do CHAA, nomeadamente com um grupo de profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de saúde e assistentes operacionais) a informar a população e a esclarecer dúvidas sobre infeções e a importância de as evitar.

Haverá também demonstrações da forma correta de higiene das mãos, exibição de um filme sobre a forma correta de higiene das mãos, distribuição de folhetos alusivos à higiene das mãos e exposição de cartazes alusivos ao tema.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovem em estado grave após despiste junto à Praia da Barra, em Ílhavo

Um jovem ficou em estado grave depois do despiste de um automóvel em Ílhavo, no nó de saída da A25, junto à praia da Barra.

Troca o Porto por Caminha para coworking com vista para o mar de Moledo

Trabalham 'online' em Moledo, uma aldeia minhota junto à praia onde continuam "abertos ao mundo", no 'coworking' idealizado por Lara Fernandes para partilhar "dificuldades e soluções", até para momentos de bloqueio - às vezes basta "ir ver o mar".

Porto e mais três distritos do Norte sob aviso amarelo devido a chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado sob aviso amarelo os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, devido à previsão de chuva.