Centro Hospitalar do Alto Ave com taxa de infeção abaixo da média nacional

| Norte
Porto Canal / Agências

Guimarães, 14 mai (Lusa) - A taxa de infeções no Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA) foi, em 2012, de 8,1 por cento, abaixo da média nacional, que atingiu os 10,6 por cento, informou hoje aquela unidade.

Segundo a fonte, aquela "performance" está diretamente relacionada com a taxa de adesão dos profissionais de saúde à prática da higiene das mãos.

Uma prática que, sublinhou a fonte, "continua universalmente baixa", com taxas de adesão que rondam os 40 por cento.

Em Portugal, em 2012, a taxa de adesão foi de 68 por cento e no CHAA, que integra os hospitais de Guimarães e de Fafe, a adesão a essa prática por parte dos seus profissionais atingiu os 75 por cento.

O CHAA vai iniciar, na quinta-feira, uma campanha de sensibilização da população para a importância da lavagem das mãos, "uma vez que a melhoria da prática da higiene das mãos está diretamente relacionada com a diminuição da transmissão de infeções hospitalares".

A campanha arrancará com um ação personalizada junto da comunidade que visita os familiares e amigos internados.

Assinalando também o Dia Nacional da Higiene das Mãos e o Dia Internacional de Prevenção das Infeções Hospitalares, daquela campanha decorrerão várias iniciativas na entrada do CHAA, nomeadamente com um grupo de profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de saúde e assistentes operacionais) a informar a população e a esclarecer dúvidas sobre infeções e a importância de as evitar.

Haverá também demonstrações da forma correta de higiene das mãos, exibição de um filme sobre a forma correta de higiene das mãos, distribuição de folhetos alusivos à higiene das mãos e exposição de cartazes alusivos ao tema.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Adepto obrigado a despir camisola do PSG durante jogo com o Benfica na Luz

Um adepto brasileiro foi, alegadamente, obrigado a despir a camisola que vestia no jogo da Liga dos Campeões desta quarta-feira, que opôs o Benfica e o PSG, no Estádio da Luz. A situação é revelada nas redes sociais, onde o jovem explica que lhe foi ainda pedido pela segurança que deixasse o seu lugar. O adepto estava acompanhado de um amigo que usava uma camisola da seleção brasileira.

Acidente entre três carros obriga ao corte da EN106 em Penafiel

Um acidente na noite desta quinta-feira provocou uma colisão entre três carros em Cabeça Santa, originando o corte da estrada nacional 106 em Penafiel. Segundo apurou o Porto Canal, cinco pessoas sofreram ferimentos leves tendo sido socorridas no local pelos bombeiros voluntários de Entre-os-Rios. Posteriormente foram transportadas para o Hospital Padre Américo no concelho de Penafiel.

Jovens portugueses percorrem Marrocos sem GPS em desafio solidário

Quatro mil quilómetros em dez dias, percorridos num carro com mais de 20 anos e sem GPS. São as principais regras do desafio “UniRaid” destinado a jovens sem medo do deserto. A prova arranca este sábado, em Tânger, Marrocos, mas o objetivo não é ganhar.