Liga aponta percurso"ímpar e exemplar" de Fernando Gomes e saúda nomeação na UEFA

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Porto, 05 abr (Lusa) -- O presidente da Liga portuguesa de futebol (LPFP), Pedro Proença, saudou hoje a escolha de Fernando Gomes para vice-presidente da UEFA, anunciada pelo organismo europeu, elogiando as competências do dirigente.

"O grande orgulho em ter um dirigente português num cargo tão importante como o de vice-presidente da UEFA", sublinhou o presidente da Liga na página oficial do organismo, lembrando "o percurso ímpar e exemplar" de Fernando Gomes enquanto dirigente desportivo.

A Liga saúda assim esta nomeação, assinalando que Fernando Gomes esteve à frente da LPFP de 2010 a 2011, antes de se candidatar à presidência da Federação Portuguesa de Futebol, cargo que ocupa desde dezembro de 2011.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) torna-se no primeiro português a chegar à vice-presidência da UEFA, nos 63 anos de história do organismo.

Gomes, de 65 anos, vai integrar a equipa de 'vices' do esloveno Aleksander Ceferin, que apoiou na campanha à sucessão do francês Michel Platini, em 14 de setembro de 2016, ficando com a 'pasta' do relacionamento com os clubes e a presidência do Conselho de Administração da empresa que vai gerir a Liga dos Campeões.

Este núcleo integra o sueco Karl-Erik Nilsson, nomeado primeiro vice-presidente, além do alemão Reinhard Grindel, do ucraniano Grigoriy Surkis e do espanhol Ángel María Villar Llona, enquanto o inglês David Gill vai ser o tesoureiro do organismo.

Licenciado em Economia, Gomes, que antes de chegar à presidência da FPF, em 2011, dirigiu a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e a Liga de clubes de basquetebol, já fazia parte do Comité Executivo da UEFA.

Na altura, quando foi eleito para um mandato até 2019, Gomes tornou-se no quarto português a integrar o Comité Executivo do organismo, depois de Cazal-Ribeiro, eleito em 1968, Silva Resende, em 1984, e Gilberto Madaíl, em 2007.

A carreira de dirigente foi iniciada no FC Porto, no qual chegou a administrador da SAD, depois de ter sido praticante de basquetebol e campeão nacional na modalidade.

RPM (JP/NF) // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.

FC Porto (Sub-16): Uma mão cheia de Dragões na seleção de sub-16

Há cinco jogadores do FC Porto na mais recente convocatória da seleção nacional de Sub-16: o defesa Salvador Gomes e os avançados Duarte Cunha, João Pereira, Rúben Barbosa e Tomás Peixoto são os Dragões chamados por Bino Maçães.