Vanessa Fernandes compete na Taça da Europa de Quarteira sem pensar no resultado

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Quarteira, Loulé, 31 mar (Lusa) - A triatleta portuguesa Vanessa Fernandes disse hoje que não está a pensar no resultado que vai obter na prova feminina da Taça da Europa de triatlo, marcada para sábado em Quarteira, no concelho de Loulé.

"Não vim à procura de resultados. Vim cá para me iniciar no triatlo novamente. Fico muito grata por poder fazê-lo em casa, num local onde tenho recordações espetaculares e vivi momentos lindos", disse a atleta, na conferência de imprensa de apresentação da prova, realizada no calçadão de Quarteira.

A vice-campeã olímpica de 2008, ausente da modalidade há seis anos, competiu, há duas semanas, numa prova de estafetas mistas, em Altura, no concelho de Castro Marim, também no Algarve, mas em Quarteira será o regresso a nível individual e também a provas internacionais.

"Estar a fazer novamente o triatlo olímpico é qualquer coisa de muito bom. Por isso, os resultados não são, para mim, o objetivo principal. O objetivo principal é fazer a prova, sentir-me bem e estar no meio do público. Fico superfeliz por ver as pessoas contentes por me verem", acrescentou Vanessa Fernandes.

A triatleta, que regressou a pensar nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, garantiu que não se sente pressionada pelo reinício numa modalidade que não praticou durante muitos anos.

"Os resultados e tudo o que se irá passar estão incluídos num processo. Amanhã [sábado] vai ser a primeira prova. Independentemente de ser última, primeira ou ficar a meio da tabela, isso não interessa. Tudo o que vier, receberei com muito agrado. Não me vou estar a pressionar com os resultados do passado", sublinhou.

Entre os mais de 30 atletas portugueses que vão competir na Taça da Europa, ao longo do fim de semana, João Pereira (seniores masculinos), Vanessa Fernandes e Melanie Santos (seniores femininos) e Vasco Vilaça (juniores masculinos) são os principais destaques.

João Pereira e Melanie Santos comentaram de forma positiva o regresso de Vanessa, lembrando que se trata da principal referência portuguesa da modalidade e que todos os atletas "têm a ganhar" em partilhar o treino com a antiga vice-campeã olímpica.

Em seniores masculinos, João Pereira, quinto no Rio2016, reconheceu a valia dos seus adversários mas ressalvou que está "muito confiante" e vai lutar pelo primeiro lugar.

O presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Vasco Rodrigues, sublinhou que existem "expetativas excelentes" para a prova de Quarteira da Taça da Europa, encimada pelo "momento alto" do regresso de Vanessa Fernandes.

"Para nós, era a importante ter a Vanessa de volta aqui em Portugal. Acima de tudo, para que ela sinta o peso que tem na modalidade e para que se sinta acarinhada. Se em condições normais já temos as ruas a transbordar, este ano acredito que virá ainda mais gente", referiu o dirigente.

Na Taça da Europa, as provas de elites decorrem no sábado (femininos às 13:45 e masculinos às 16:30), enquanto no domingo competem os juniores (femininos às 8:45 e masculinos às 10:00), envolvendo no total 240 atletas.

O fim de semana de triatlo em Quarteira termina com a Taça de Portugal, no domingo, às 11:30, com a presença de 400 atletas.

EYP // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto B: Domingo cinzento na Choupana. Crónica de jogo

A equipa B do FC Porto desperdiçou uma oportunidade de entrar no top-5 da Liga Portugal 2 e regressou da Choupana sem pontos após sofrer um desaire contra o Nacional, na Madeira, por 4-0. Depois de uma vitória em casa do terceiro classificado AVS (2-0) e de um empate caseiro frente ao comandante Santa Clara (2-2), os “bês” portistas tropeçaram no reduto do vice-líder e mantêm-se no sétimo lugar com os mesmos 44 pontos - menos dois do que o Tondela, que é quinto.

Pela primeira vez na história, SC Coimbrões leva a Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões venceu, esta tarde, o Aliança de Gandra por 4-2 na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que decorreu no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

FC Porto (Basquetebol): Ineficácia custou um título. Crónica de jogo

A equipa de basquetebol do FC Porto sofreu um desaire frente ao Benfica, por 66-72, e não conseguiu juntar a Taça Hugo dos Santos à Taça de Portugal conquistada em março diante do mesmo adversário. Ao terceiro jogo em três dias no Multiusos de Gondomar, depois das vitórias frente à Ovarense e à Oliveirense, os portistas acusaram algum desgaste e foram incapazes de travar a série de vitórias do rival que dura desde a final da prova rainha.