Carris furtados da Linha do Tua

| Norte
Porto Canal / Agências

Bragança, 26 nov (Lusa) -- A Linha do Tua, no distrito de Bragança, foi alvo de furto de carris, tendo desaparecido o equivalente a 190 metros de ferrovia junto à estação de Abreiro, no concelho de Mirandela, confirmou hoje à Lusa a Refer.

O gabinete de comunicação da empresa confirmou que "se tratou de um furto" e que a Refer -- Rede Ferroviária Nacional "está a lavrar o respetivo auto de notícia para participar às autoridades".

A Refer garantiu ainda que irá recolocar os cerca de 190 metros de carril furtados da ferrovia onde não circulam comboios há mais de cinco anos, desde o último de quatro acidentes que provocaram outras tantas vítimas mortais e dezenas de feridos.

O furto deverá ter ocorrido no final da semana passada, na mesma ocasião em que a GNR do distrito de Bragança teve uma participação de outro furto, mas de railes, as proteções laterais, na Estrada Nacional 215.

O Comando Distrital de Bragança da GNR disse à Lusa que foram furtados "cerca de um quilómetro" de railes nesta estrada, na zona de Vila Flor, relativamente próxima do local de onde levaram os carris da Linha do Tua.

O Movimento Cívico pela Linha do Tua (CMLT) denunciou publicamente o furto na ferrovia junto à estação de Abreiro, indicando, em comunicado, que se trata de um acontecimento que "se vem somar a (outros) análogos nas proximidades da estação de Santa Luzia e em plena via entre as estações do Cachão e de Vilarinho, entre 2010 e 2012".

No seu entender, a situação "só deriva do facto de continuar a haver um vergonhoso impasse sobre a resolução da situação da Linha do Tua, que encoraja este tipo de crime por prevaricadores que não se coíbem de saquear o material ferroso desta via-férrea".

Os defensores da linha aproveitam para questionar a Refer sobre "quando é que o troço Brunheda -- Cachão voltará a reabrir ao tráfego ferroviário".

Dos 60 quilómetros que restam da linha centenária do Tua, que ligava Bragança à Linha do Douro, no Tua, a maior parte está desativada, fazendo-se apenas circulação ferroviária entre Mirandela e o Cachão, em cerca de 15 quilómetros.

O transporte das populações, no restante trajeto, é assegurado por táxis que fazem o antigo percurso do comboio.

O futuro da linha, que ficará parcialmente submersa pela barragem do Tua, está agora dependente do plano de mobilidade que contempla a recuperação da ferrovia, mas que só começará a ser executado depois da conclusão do empreendimento hidroelétrico prevista para 2016.

HFI // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Três anos do fecho da Refinaria de Matosinhos. Da revolta dos trabalhadores à incerteza do futuro dos terrenos

A Galp desligou a última unidade de produção da refinaria de Matosinhos a 30 de abril de 2021, na sequência da decisão de concentrar as operações em Sines. Três anos depois, os terrenos da antiga unidade de Leça da Palmeira estão a ser intervencionados num processo de longa data que remonta a 2020, quando foi anunciada a “descontinuação das operações de produção”.

Três distritos do Norte sob aviso amarelo devido à queda de neve

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou de dois para cinco os distritos sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve a partir desta terça-feira até quinta-feira.

Empresa de Santa Maria da Feira vai despedir 35 pessoas devido a quebra nas vendas

A fabricante de torneiras e equipamentos sanitários Cifial S.A. anunciou esta terça-feira que vai despedir 35 dos seus atuais 168 trabalhadores devido à quebra de vendas registada por essa marca de Santa Maria da Feira, sobretudo nas exportações.