Alunos sem aulas em Alijó, Montalegre e Sabrosa

| Norte
Porto Canal com Lusa

No distrito de Vila Real, as escolas vão estar fechadas hoje nas vilas de Alijó, Montalegre e Sabrosa devido à queda de neve e formação de gelo, segundo fontes das autarquias.

A queda de neve é mais comum a norte do distrito e um cenário usual no concelho de Montalegre. No entanto, mais a sul esta noite nevou também com intensidade, provocando constrangimentos que levaram à suspensão das aulas nos concelhos de Alijó e Sabrosa.

O responsável pela Proteção Civil de Alijó, José Carlos Rebelo, disse à Lusa que a direção do agrupamento de escolas decidiu interromper hoje as aulas por precaução e devido à acumulação de neve no próprio recinto escolar.

São cerca de 700 os alunos que frequentam os estabelecimentos escolares da vila.

Segundo o presidente do município, Domingos Carvas, apesar das ligações principais do concelho estarem transitáveis, considerou-se que não havia condições de segurança para a passagem dos transportes mais pesados, como os escolares.

O autarca referiu que são cerca de 650 as crianças, desde o primeiro ciclo ao secundário, que hoje não vão ter aulas.

David Teixeira, vice-presidente da Câmara de Montalegre e responsável pela Proteção Civil, disse à agência Lusa que a circulação é perigosa, principalmente devido ao gelo, pelo que, e por uma medida de precaução foi decidido que os transportes escolares não iriam circular e as escolas da vila vão ficar fechadas hoje.

Ficam assim, sem aulas, cerca de 500 alunos do centro escolar (1.º ciclo e pré-escolar) e escola básica e secundária Doutor Bento da Cruz, no distrito de Vila Real.

O responsável adiantou que os meios da proteção civil estão no terreno nas operações de limpeza das vias e no espalhamento de sal.

Ao lado, em Boticas, cerca de 100 estudantes das aldeias mais altas também não vão às aulas esta manhã devido às dificuldades de circulação dos transportes escolares.

O presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, referiu que a neve, mas principalmente o gelo que se acumulou por cima, está a criar dificuldades nas estradas das zonas mais altas.

No terreno estão também os meios da Proteção Civil mas, segundo o autarca, as temperaturas negativas estão a dificultar a atuação do sal sobre o gelo e neve.

A neve caiu ainda nos concelhos de Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Chaves, Murça, Valpaços e Mondim de Basto, Mesão Frio e Santa Marta de Penaguião, mas praticamente todas as estradas estão desobstruídas após a ação dos meios da Proteção Civil, que estiveram em operações de limpeza das vias e espalhamento de sal.

Devido à intensidade da neve, o Itinerário Principal 4 (IP4), na zona do Alto de Espinho, na serra do Marão, chegou a estar cortado ao trânsito durante a noite e a neve desceu também à cota da Autoestrada 4 (A4) Túnel do Marão, causando alguns transtornos aos automobilistas.

Segundo fonte da GNR, as principais estradas do distrito estão transitáveis, aconselhando, no entanto, muitas precauções na circulação.

+ notícias: Norte

Turismo do Norte critica investimento na Portela e defende mais recursos para o Aeroporto do Porto

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal considerou, esta segunda-feira , ser um “desperdício de dinheiro” reforçar o aeroporto da Portela, em Lisboa, e defendeu que o investimento deve ser canalizado para o Francisco Sá Carneiro, no Porto.

Presidente da Câmara da Maia e outros cinco arguidos julgados por peculato 

O atual presidente da Câmara da Maia, António Silva Tiago, o seu antecessor, Bragança Fernandes, e outros quatro arguidos vão ser julgados pelo crime de peculato, por “apropriação indevida de dinheiros” dos serviços municipalizados de água e saneamento.

Por onde passou o meteoro que iluminou o céu português este sábado?

O Meteoro que atravessou os céus na noite do passado sábado foi visto um pouco por toda a zona Norte de Portugal e de Espanha. Mas que trajetória teve o responsável pelo rasto de luz verde?