Estado perdeu 235 milhões de euros em água não cobrada em 2015

| País
Porto Canal (AYR)

No ano de 2015, o Estado perdeu 235 milhões de euros em água não cobrada aos municípios avança, esta quarta-feira, a associação ambientalista ZERO.

Segundo a associação ambientalista ZERO, entre a água que é distribuída gratuitamente e as fugas por ruturas ou mau uso, o consumo ultrapassa os 30% do total envolvido no abastecimento público.

Tal consumo representa uma verba de 235 milhões de euros, que deixam de ser cobrados pelos municípios.

Estes números fazem parte do relatório de 2016, que se refere ao ano de 2015, sobre os serviços de água e resíduos do país, disponibilizado pela Entidade Reguladora de Água e Resíduos (ERSAR).

Neste relatório foram analisadas 256 entidades, entre elas municípios e empresas privadas ou públicas, sendo que 171 demonstraram uma “gestão física e económica” insatisfatória, apresentando “valores de água não faturada entre os 30 e os 70%”.

Para além deste problema, a associação ZERO alerta para o facto de mais de 700 mil alojamentos no país não estarem ligados à rede.

+ notícias: País

Fim de portagens de ex-SCUT? Proposta vai ser discutida esta quinta-feira no parlamento

O fim das portagens em autoestradas ex-SCUT vai ser discutido na quinta-feira no parlamento, um agendamento do PS que considera a sua proposta “exequível, justa e oportuna”, estando em aberto as votações das iniciativas dos diferentes partidos.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.