Projeto ecológico de combate à praga da lagarta do pinheiro em Leiria começa na prisão

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 21 mar (Lusa) - Um projeto natural e ecológico de combate à praga da lagarta do pinheiro começa no Estabelecimento Prisional de Leiria com a criação de abrigos para o chapim por parte dos reclusos e acaba nos recreios das escolas, anunciou hoje o Município de Leiria.

O projeto apresentado hoje pelo Município de Leiria estende-se ainda às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

"As processionárias constituem um perigo para as pessoas e animais, em especial para as crianças, uma vez que podem ser responsáveis por alergias e dificuldades respiratórias. Em vez de utilizar químicos ou de procedermos à queima dos ninhos das lagartas do pinheiro, decidimos tentar mitigar esta praga através do chapim, que é um predador natural", sublinhou a vereadora da Câmara de Leiria, Ana Valentim, citada numa nota de imprensa.

O presidente da Oikos, Mário Oliveira, informou que "vão ser realizadas ações de formação junto dos professores, procurando atingir a vertente pedagógica virada para a educação ambiental e ciências".

O projeto, que vai obrigar também à articulação com os responsáveis das 18 juntas de freguesia de Leiria e respetiva monitorização, "é muito importante para os reclusos, uma vez que, desta forma, estes podem contribuir para o necessário ciclo natural da mudança e da renovação", acrescentou o diretor do Estabelecimento Prisional de Leiria, José Ricardo Nunes.

Segundo a autarquia, a iniciativa nasce de uma organização do Município de Leiria e da Oikos - Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, Prisão-Escola de Leiria e União das Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes.

EYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

José Castelo Branco detido por violência doméstica 

José Castelo Branco foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra Betty Grafstein. 

Bragança. Homem de 77 anos morre em acidente de trator na freguesia de Samil

Um idoso de 77 anos morreu esta terça-feira num acidente de trator na freguesia de Samil, concelho de Bragança, confirmou fonte dos bombeiros locais.

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.