Dijsselbloem afirma que europeus do Sul gastam o dinheiro todo em copos e mulheres

Dijsselbloem afirma que europeus do Sul gastam o dinheiro todo em copos e mulheres
| Política
Porto Canal (AYR)

O Ministro das finanças holandês e presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, afirmou esta segunda-feira, numa entrevista a um jornal alemão, que os europeus do sul gastam o dinheiro todo em copos e mulheres.

O Ministro indicou ao jornal Frankfurter Allgemeine, que “quem pede ajuda também tem obrigações” uma vez que “não posso gastar todo o dinheiro em copos e mulheres e pedir-te que me ajudes”.

Jeroen Dijsselbloem afirmou ainda que “durante a crise do euro, os países do Norte mostraram-se solidários com os países afetados pela crise”, e que “como social-democrata, atribuo à solidariedade uma importância excecional”.

Ministro já foi criticado pelas palavras que proferiu e afirma não pedir desculpas

De acordo com o Financial Times, membros do parlamento europeu criticaram, esta terça-feira, as palavras do ministro indicando que foram “ofensivas” e “vulgares”.

"A minha frase queria deixar absolutamente claro o que a solidariedade significa para mim". "Sou um social-democrata e valorizo muito o princípio da solidariedade na Europa, mas deve sempre vir com compromissos e esforços para fazer o máximo que um país pode fazer para reforçar a sua posição”, afirmou o ministro após as críticas que obteve das suas palavras na entrevista ao jornal alemão.

Salienta ainda que “deve haver responsabilidades” e que “essa foi a minha opinião na entrevista”.

O cargo de Jeroen Dijsselbloem como ministro das finanças holandês está “por um fio”, sendo que em breve vai ser nomeada uma nova pessoa para o cargo.

+ notícias: Política

Migração assume papel-chave nas Europeias

A questão da migração para a Europa tornou-se um fator-chave das eleições para o Parlamento Europeu de junho, mas vários especialistas defendem que chamar à situação “crise” corresponde à narrativa de alguns partidos para ganhar votos.

Catorze candidaturas começam este domingo campanha eleitoral na Madeira

A campanha eleitoral das eleições legislativas regionais antecipadas na Madeira começa este domingo, envolvendo as 14 candidaturas que vão a votos em 26 de maio.Segundo os orçamentos consultados pela Lusa, as 14 candidaturas (13 partidos únicos e uma coligação de dois partidos) preveem gastar um total de 949.678,34 euros na campanha que irá decorrer até dia 24.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.