GNRation funciona desde Março sem licença de utilização

GNRation funciona desde Março sem licença de utilização
| Norte
Porto Canal

O GNRation, edifício remodelado ao abrigo da Capital Europeia da Juventude Braga 2012, funciona desde março sem licença de utilização apesar de pertencer à Câmara Municipal de Braga e de ter já recebido vários espetáculos e integrar espaços comerciais.

A informação foi adiantada hoje, na habitual conferência de imprensa após a reunião do executivo camarário, pelo próprio presidente da autarquia, Ricardo Rio, que garantiu, no entanto, já ter dado início ao processo de licenciamento.

A remodelação do espaço, que pertence à autarquia e onde funcionava o antigo quartel da GNR, foi apresentada como o projeto "ex-líbris" de Braga 2012, embora só tenha sido inaugurado em 2013 tendo sido arrendado, por 150 euros, à Fundação Bracara Augusta pela autarquia.

"Fomos surpreendidos com uma situação surpreendente, no mínimo, que estamos já regularizar, que é o facto de o equipamento não estar sequer licenciado para efeitos de utilização", revelou.

O edifício integra espaços para galerias, restauração, e lojas, sendo definido pelos responsáveis como um local "dedicado à produção e consumo de atividades artísticas e criativas com vista à atração e maximização de talento, à emergência e interação de ideias e negócios".

Aberto ao público desde março, no GNRation funcionam já alguns espaços comerciais e o local foi palco para vários espetáculos de música, dança e teatro, alguns dos quais promovidos pela própria Câmara Municipal de Braga.

"Ainda por cima, estamos a falar de uma realidade que envolvia quem estava a usufruir do espaço, a Fundação Bracara Augusta, que envolvia o pelouro do urbanismo da câmara, a quem compete realizar esse tipo de trabalho", apontou Ricardo Rio.

O espaço está arrendado à Fundação Bracara Augusta, por 150 euros mensais, instituição que era à data presidida pelo então vereador do Urbanismo, Hugo Pires, que esteve, também encarregue da organização e gestão de Braga 2012.

Sobre o GNRation, Rio considerou ainda que o projeto tem um "conceito ambíguo" que precisa de ser explanado.

"Dentro desse conceito a autarquia vai agora clarificar aquilo que faz sentido que lá se realize e o que não faz sentido", disse.

+ notícias: Norte

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

Despiste de carro em Ponte de Lima deixa vítima encarcerada

Uma vítima sofreu ferimentos e encontra-se encarcerada, na sequência de um despiste seguido de capotamento, que ocorreu ao início da tarde desta segunda-feira na fregusian de Friastelas, em Ponte de Lima, confirmou apurou o Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.