Tribunal de Viana sem julgamentos devido à greve dos magistrados do MP

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 25 nov (Lusa) - A forte adesão à greve dos magistrados do Ministério Público (MP) levou ao adiamento de vários julgamentos previstos para o dia de hoje no Tribunal de Viana do Castelo, disse à Lusa fonte judicial.

Dos seis procuradores-adjuntos que exercem funções naquele tribunal, apenas um se apresentou ao serviço esta manhã, acrescentou a mesma fonte.

A situação já levou ao adiamento de pelo menos dois julgamentos durante a manhã, cenário que se voltará a repetir, previsivelmente, no período da tarde.

"Além disso, há julgamentos que já tinham sido adiados para outras datas, anteriormente, por se saber da marcação desta greve", apontou a fonte.

Convocada pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, a paralisação de hoje visa reclamar novos regimes de remunerações e gestão de oficiais de Justiça.

A greve nacional abrange um universo de quase 1.400 magistrados do MP e decorre entre as 09:00 e as 17:00.

Durante este período estão assegurados serviços mínimos como a concessão de liberdade a presos, assuntos relacionados com menores de idade e autópsias resultantes de acidentes de trabalho.

Além de reivindicar outra gestão dos oficiais de justiça no quadro do novo mapa judiciário, a necessitar de lei regulamentar para ser implementado, o sindicato reclama ainda um regime de fixação dos magistrados do MP idêntico ao estabelecido para as entidades reguladoras, para evitar a redução dos vencimentos e conferir estabilidade aos procuradores.

PYJ (JOP) // GC.

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.