Casal português suspeito de tráfico de pessoas e escravidão detido em Espanha

Casal português suspeito de tráfico de pessoas e escravidão detido em Espanha
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção, em Espanha, de um casal português "fortemente indiciado" de tráfico de pessoas e escravidão, numa operação que resultou também na libertação de mais de 30 cidadãos de várias nacionalidades.

Em comunicado, a Diretoria do Norte da PJ refere que as vítimas apresentavam, na sua maioria, "um perfil de debilidade económica e mental", bem como comportamentos de alcoolemia ou toxicodependência.

"Eram recrutadas no Norte do País, designadamente nas zonas do grande Porto, para a prestação de serviços na área da agricultura na região de Logroño, em Espanha, sob falsas promessas de remuneração e regalias laborais", acrescenta.

Na quinta-feira, foi desencadeada uma operação policial, em simultâneo em Portugal e em Espanha, que visou desmantelar aquela atividade ilícita.

Em articulação com as autoridades policiais espanholas e no âmbito do cumprimento de carta rogatória, foram detidos "os dois principais responsáveis", um casal de nacionalidade portuguesa.

Desta operação em Espanha resultou ainda a libertação de mais de 30 cidadãos de nacionalidades portuguesa, argelina, guineense, nigeriana, egípcia, romena e russa, alguns dos quais em situação ilegal naquele país.

Algumas das vítimas forma encaminhadas pelas autoridades espanholas para os serviços de emergência e apoio social, para regressarem aos seus países de origem.

Em Portugal, foram efetuadas buscas domiciliárias no Minho e Trás-os-Montes, visando essencialmente angariadores/colaboradores e familiares do casal detido em Espanha.

Nestas buscas, dois homens e uma mulher foram constituídos arguidos, tendo ainda sido apreendidas documentação variada, três armas de fogo e munições.

Os dois detidos vão ser apresentados à Audiência Nacional em Madrid, com vista à sua extradição para Portugal.

+ notícias: Norte

Jovem detido por incendiar escola em Vila Real

Um jovem de 19 anos foi detido, esta terça- feira, pela Polícia judiciária(PJ) por suspeitas da prática de um crime de incêndio na Escola Básica 23 Diogo Cão, em Vila Real.

Câmara de Braga e condomínio julgados pela morte de três estudantes em 2014

O julgamento de uma ação de indemnização relacionada com a morte de três alunos da Universidade do Minho esmagados por um muro em 2014 arrancou hoje, sendo os réus a Câmara de Braga e uma empresa de condomínios.

Ponte móvel de Leixões vai encerrar durante mais de um ano para obras de modernização

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.