Companhia Nacional de Bailado começa no Porto digressão nacional por 37 destinos

| Norte
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 09 mar (Lusa) - A Companhia Nacional de Bailado (CNB) começa hoje, no Porto, a digressão nacional que assinala os seus 40 anos de vida, que passará por 37 cidades e vilas do continente e ilhas, apresentando espetáculos com três repertórios.

O Teatro Rivoli, no Porto, é hoje o palco do início da digressão da CNB, com o espetáculo "iTMOi - In The Mind of Igor", do coreógrafo Akram Khan, que foi recentemente apresentado no Teatro Camões, em Lisboa.

De acordo com a CNB, ao todo, durante a digressão nacional, serão apresentados 43 espetáculos e 32 sessões do filme "No Escuro do Cinema Descalço os Sapatos", da realizadora Cláudia Varejão.

Em junho do ano passado, a então diretora da CNB, Luísa Taveira, numa entrevista à agência Lusa, tinha avançado que a celebração dos 40 anos da companhia envolvia a maior digressão nacional de sempre realizada.

"Achei que fazia todo o sentido fazer uma extensíssima digressão. Apesar de ser, provavelmente, a instituição pública que mais digressões faz, nunca realizou uma deste tamanho. Estaremos de março até julho em digressão", indicou na altura a diretora, cujo cargo foi entretanto ocupado pelo coreógrafo Paulo Ribeiro, devido à entrada de Luísa Taveira no conselho de administração da Fundação Centro Cultural de Belém.

Ao longo da digressão, serão apresentados três programas diferentes: "Programa Reportório", "A Perna Esquerda de Tchaikovski" e "Roriz/Wellenkamp/Forsythe/Naharin", com peças coreográficas de quatro criadores.

Foi a 22 de junho de 1977, que o então secretário de Estado da Cultura, o escritor, professor e poeta David Mourão-Ferreira assinou o despacho de criação da CNB.

A antestreia da companhia deu-se justamente no Porto, a 05 de dezembro de 1977, razão pela qual o início da digressão nacional passa hoje por este palco.

Caldas da Rainha, Bragança, Évora, Faro, Figueira da Foz, Ponta Delgada, Aveiro, Vila Nova de Famalicão, Angra do Heroísmo, Funchal, Lamego, Ovar e Chaves, são algumas das cidades onde a companhia se vai apresentar.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.