Castelo de Paiva esperou 16 anos para Estado português desbloquear variante

Castelo de Paiva esperou 16 anos para Estado português desbloquear variante
| Norte
Porto Canal com Lusa

Dezasseis anos depois da tragédia de Entre-os-Rios, que vitimou 59 pessoas, Castelo de Paiva só agora vê acolhida pelo atual Governo uma das reivindicações mais antigas, a construção da variante à EN 222, disse à Lusa o presidente da câmara.

"Castelo de Paiva tem encontrado neste Governo um aliado no desenvolvimento do município. Exemplo dessa colaboração é o troço em falta da variante à EN 222, um compromisso que está a ser assumido por este Governo", afirmou à Lusa o autarca Gonçalo Rocha.

A construção daquela variante foi uma das promessas deixadas pelos governantes de então, como forma de compensar o concelho pelo impacto causado pelo acidente ocorrido no dia 04 de março de 2001.

Aquele troço vai assegurar a ligação da zona industrial das Lavagueiras à rede nacional de autoestradas.

Para o autarca socialista, ouvido pela Lusa, ter-se recentemente anunciado a conclusão da variante "é um ato político que demonstra coragem e que confere justiça ao território de Castelo de Paiva, sendo um passo importante para a concretização deste grande anseio de todos os paivenses".

O autarca congratula-se pelo facto de o Governo mostrar interesse em concluir aquela acessibilidade que considera fundamental para o concelho.

"Valeu a pena a luta que tem sido travada ", comentou.

Mas, frisou ainda, existem outras matérias que "têm tido o melhor acolhimento por parte deste Governo, nomeadamente no âmbito da saúde e na área da justiça, com as novas valências que foram devolvidas ao Tribunal Judicial de Castelo de Paiva, assim como a abertura de uma loja do cidadão que se perspetiva possa suceder a curto prazo".

Gonçalo Rocha assinalou haver atualmente razões para o concelho estar otimista em relação ao futuro, tendo em conta a atenção dada pelo atual Governo e o bom entendimento com o Presidente da República.

Apesar dos progressos, continua por cumprir a construção do IC35, ligando Castelo de Paiva a Penafiel, uma obra (primeiro lanço) que chegou a ser lançada pelo anterior Governo e que o suspendeu para reformular o projeto.

Das promessas relativas ao IC35, apenas foi cumprida a construção da uma segunda ponte em Entre-os-Rios e uma variante até Castelo de Paiva.

A centenária ponte Hintze Ribeiro também foi reconstruída.

Dezasseis anos depois da tragédia de Entre-os-Rios, o presidente da Câmara considera também "notável o exemplo e o testemunho de Castelo de Paiva", na medida em que, destacou, "as famílias conseguiram ultrapassar as dificuldades e fazer face aos problemas".

"Evidentemente, continuamos com muitos problemas que carecem de resposta. Mas graças ao trabalho, porque esse foi sempre o grande desígnio de Castelo de Paiva, temos conseguido unir forças e ultrapassar todas as dificuldades", reforçou.

Marcelo Rebelo de Sousa vai presidir, no sábado, às cerimónias que assinalam o 16.º aniversário da derrocada da ponte Hintze Ribeiro, sobre o rio Douro, que ligava os concelhos de Castelo de Paiva e Penafiel, ocorrida no dia 04 de março de 2001, provocando a morte a 59 pessoas.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.