Câmara de Santo Tirso regressa às 35 horas semanais

| Norte
Porto Canal / Agências

Santo Tirso, 22 nov (Lusa) -- A Câmara Municipal de Santo Tirso decidiu suspender a aplicação do horário de 40 horas semanais, anunciou hoje o presidente da autarquia, que se assumiu contra a legislação "injusta" que aumenta a carga horária.

"Acho que o horário das 40 horas é injusto e ainda por cima o modo impositivo como foi aplicado contraria todas as normas de diálogo social e de concertação", afirmou hoje o autarca Joaquim Couto.

O presidente lembrou as "muitas manifestações de vários quadrantes políticos" contra a imposição das 40 horas semanais, explicando que a câmara de Santo Tirso foi notificada de uma providência cautelar interposta pelo sindicato contra a aplicação da lei que instituiu aquela carga horária.

"Tinha duas alternativas, ou fundamentar a rejeição da providência cautelar ou aceitar e suspender provisoriamente a aplicação da lei das 40 horas, e foi esse caminho que segui, uma vez que eu acho que a aplicação das 40 horas é injusta", frisou.

Joaquim Couto disse mesmo que a providência cautelar foi "uma janela de oportunidade de repor, pelo menos provisoriamente, o horário das 35, até que a legislação ou o Tribunal Constitucional decidam definitivamente ou alterem a lei".

LIL // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

Criança atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de oito anos foi atropelada ao final da tarde desta quinta-feira em Portela, Vila Nova de Famalicão.