Frio vai aumentar até início da próxima semana

Frio vai aumentar até início da próxima semana
| País
Porto Canal

A temperatura vai descer até, pelo menos, ao início da próxima semana em todo o país e algumas regiões registarão mínimas abaixo do normal, disse hoje à Lusa uma meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"As temperaturas estão relativamente baixas em praticamente todo o território do continente e vão continuar a descer até ao início da próxima semana", afirmou Ângela Lourenço, dando como exemplo os cinco a seis graus de mínima previstos para Lisboa na segunda e na terça-feira, os quatro graus no Porto e os oito em Faro.

"As regiões do interior e as regiões montanhosas, como por exemplo, a Serra da estrela, vão atingir valores como três ou quatro graus abaixo de zero", adiantou a meteorologista.

Embora nestas regiões do interior, estes valores estejam na média do que é habitual nesta altura do ano, nas zonas do continente mais próximas do mar, "as temperaturas são um pouco mais baixas do que é costume", admitiu.

Para hoje e para a manhã de sábado, o IPMA que o céu se apresente "muito nublado nas regiões centro e sul e pouco nublado ou limpo na região norte".

A situação deve-se "a uma região depressionária, que está a sudoeste da região do continente", justificou a meteorologista, acrescentando que a chuva continuará a cair hoje e até meio da tarde de sábado no centro e sul do país, embora se trate de aguaceiros fracos.

"A partir de amanhã [sábado], para o final do dia, vamos ter já o céu pouco nublado ou limpo e tempo frio em praticamente todo o território, mantendo-se assim até, pelo menos, terça-feira", concluiu.

O frio vai atingir também Espanha, para onde a Agência Estatal de Meteorologia prevê, para sábado, queda de neve a partir dos 400 a 700 metros de altitude no norte do país e dos 800 a 1000 metros nas ilhas Baleares.

Naquele país, as temperaturas diurnas deverão subir um pouco na região do sudoeste continental e nas Canárias, enquanto as noturnas estarão em queda no oeste e no sul do país.

+ notícias: País

José Castelo Branco detido por violência doméstica 

José Castelo Branco foi detido esta terça-feira por suspeitas de violência doméstica contra Betty Grafstein. 

Bragança. Homem de 77 anos morre em acidente de trator na freguesia de Samil

Um idoso de 77 anos morreu esta terça-feira num acidente de trator na freguesia de Samil, concelho de Bragança, confirmou fonte dos bombeiros locais.

Governo demite diretor nacional da PSP

O diretor nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) foi exonerdo pelo Ministério da Administração Interna (MAI), avançou o Diário de Notícias, esta segunda-feira.