Populações de Cerveira e Tomiño com provedor transfronteiriço antes do verão

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo, 13 fev (Lusa) - As populações de Vila Nova de Cerveira (Alto Minho) e Tomiño (Galiza) vão passar a poder recorrer à figura de provedor da cidadania transfronteiriça dentro de três meses, anunciou hoje à Lusa a câmara portuguesa.

Em comunicado enviada à agência Lusa, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que a figura de provedor, aprovada pelo Comité de Gestão Estratégica (CGE) Cerveira-Tomiño, pretender ser "um canal de cidadania aberto para auscultar as opiniões dos cidadãos dos dois concelhos vizinhos, nomeadamente queixas e recomendações".

A finalidade é "a melhoria dos serviços ou atividades prestados em conjunto pelas duas autarquias".

A criação daquela figura está prevista na "Carta de Princípios do Provedor da Cidadania Transfronteiriça", aprovada na semana passada, e passa por "definir uma pessoa, de cada lado do rio Minho, para que, pelo menos uma vez por semana, faça atendimento ao público, num espaço físico previamente identificado e divulgado".

Após a aprovação daquela "Carta de Princípios", as duas autarquias "têm de ratificar o documento, em sede própria e indicar as pessoas para ocupar o cargo".

O provedor transfronteiriço "terá que emitir um balanço do trabalho desenvolvido, de seis em seis meses".

O CGE é uma estrutura constituído pelos autarcas dos dois municípios vizinhos para supervisionar as ações integradas na "Agenda de Cooperação Transfronteiriça - Amizade Cerveira Tomiño" lançada pelos dois municípios na sequência da "Carta da Amizade".

Aquele documento, assinado pelas duas autarquias em junho de 2014, e que prevê a partilha de equipamentos públicos, tem como objetivo "preparar um futuro em comum através da concretização de projetos que proporcionem uma maior cooperação cultural, desportiva, urbanístico-ambiental entre os dois concelhos vizinhos".

Além da figura do provedor o CGE aprovou ainda um programa conjunto de atividades, a realizar em 2017, que será apresentado publicamente no final do mês de março.

ABYC//LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Derrocada em obra de edifício histórico corta rua do centro de Braga

Uma derrocada interna num edifício histórico, ao início da manhã deste sábado, na Rua do Anjo em Braga, obrigou ao corte desta via rodoviária, por questões de segurança, durante o fim de semana, confirmou ao Porto Canal Vítor Azevedo, Coordenador da Proteção Civil de Braga.

Sábado e domingo ‘molhados’ dão lugar a semana de muito calor

A chuva que começou a cair no Grande Porto esta sexta-feira deverá estender-se até domingo, indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Apesar de interferir com os planos de muitos portuenses, esta será chuva “de pouca dura”, com os termómetros a subirem já a partir de segunda-feira, o céu nublado dará lugar ao sol de um Verão que permanecer, para já, “tímido”.

Colisão entre dois carros faz cinco feridos em Famalicão

Cinco pessoas sofrerem ferimentos considerados ligeiros, na sequência de uma colisão rodoviária que ocorreu, ao início da tarde deste sábado, na freguesia de Louro, em Vila Nova de Famalicão, informaram os Bombeiros Voluntários Famalicenses numa publicação na rede social Facebook.