Matosinhos abre hoje programação de artes plásticas para 2017

| Norte
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 11 fev (Lusa) -- A Câmara Municipal de Matosinhos dá hoje início à programação para 2017 na área das artes plásticas, com a inauguração da exposição "A coleção habita a casa", no Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira.

A exposição, patente até 21 de maio, vai incluir obras, entre outros, de Alberto Péssimo, António Carneiro, Ângelo de Sousa, Augusto Gomes, Aurélia de Sousa, John S. Sargent, José Emídio, Rui Anahory, Teixeira Lopes e Zulmiro de Carvalho.

"A mostra, que abre a programação de artes plásticas da Câmara Municipal de Matosinhos em 2017, confere à Casa de Vila Franca o papel principal, tendo as obras de arte sido selecionadas em função dos espaços que ocupam", realçou a autarquia em comunicado.

A coleção municipal de arte tem sido constituída desde 1950 e pretende dar resposta "à função doméstica de cada um dos espaços a ocupar, tendo como fio condutor a mudança de paradigma nos espaços de representação e de intimidade".

"A exposição percorrerá, refira-se, ambos os pisos do museu que há 21 anos funciona na antiga Casa de Vila Franca, prolongando-se também pelos jardins da quinta que pertenceu aos Santiago. A seleção de obras agora apresentadas confirmará uma vez mais a diversidade, qualidade e versatilidade da coleção municipal", sublinhou a Câmara Municipal.

O vereador da Cultura, Fernando Rocha, afirmou, por seu lado, que "este espólio só adquire total sentido se puder ser visto e desfrutado pelos cidadãos de Matosinhos, sendo esta uma das principais missões do museu".

TDI // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Porto e mais três distritos do Norte sob aviso amarelo devido a chuva

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou este sábado sob aviso amarelo os distritos do Porto, Viana do Castelo, Aveiro e Braga, devido à previsão de chuva.

Jovem motociclista morre em despiste em Arouca

Um jovem de 26 anos morreu este sábado num despiste de mota na Estrada Municipal 625, na freguesia de Chave em Arouca, confirmou o comandante dos Bombeiros Voluntários de Arouca, José Gonçalves, ao Porto Canal.

Idosa em estado grave após atropelamento em Valença

Uma mulher com 73 anos foi atropelada este sábado junto ao campo da feira, em Valença, confirmou fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR.