Câmara de Valongo distribui "manual de cidadania" aos alunos do ensino secundário

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 09 fev (Lusa) - Os alunos do ensino secundário do concelho de Valongo começaram hoje a receber a obra "Manual Breve de Cidadania Local", numa iniciativa da câmara local que com esta oferta pretende promover uma "comunidade mais plena e mais democrática".

Editado pela câmara de Valongo, distrito do Porto, o "Manual Breve de Cidadania Local" foi lançado em dezembro, no âmbito das comemorações dos 180 anos do município valonguense, tratando-se de um livro que, com uma linguagem simples, tem por finalidade apresentar noções básicas de cidadania a nível local, dedicando especial atenção aos municípios e freguesias.

"Esta obra é mais uma ferramenta e um passo decisivo no empoderamento dos cidadãos, tendo em vista a formação de uma comunidade mais plena e mais democrática", refere o presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, que é coordenador editorial do projeto.

Além de estar a ser distribuída aos alunos que frequentam o secundário, quer no ensino público, quer no privado, esta edição também está disponível gratuitamente para toda a população, podendo ser descarregada a partir do portal da autarquia.

Em comunicado, a câmara de Valongo refere que esta iniciativa "surpreendeu pela positiva a comunidade escolar" e conta que José Manuel Ribeiro "fez questão de estar presente no início da distribuição" de uma "ferramenta de autonomia".

"Acreditamos que uma comunidade mais esclarecida é uma comunidade mais autónoma. Por isso, apostamos na formação de 'Súper Cidadãos' que consigam compreender de forma crítica e entusiasmada, sem dependerem de terceiros, os problemas e, dessa forma, serem mais participativos na gestão local, quer pública quer das instituições que integram o tecido socioeconómico local, metropolitano, nacional e europeu", considera o presidente da câmara.

Hoje, na distribuição que decorreu na Escola Secundária de Valongo, José Manuel Ribeiro partilhou, conforme descreve a nota camarária, com dezenas de estudantes "a preocupação com a ameaça do populismo impulsionada pela desconfiança crescente das populações em relação à administração a que se junta um perigoso desconhecimento sobre como funciona o poder local".

A edição do "Manual Breve de Cidadania Local" insere-se num projeto global de promoção da cidadania e da participação cívica designado por "Comunidade Mais Esclarecida, Comunidade Mais Participativa".

São atividades deste programa a Semana da Prestação de Contas, o Boletim Municipal com um espaço de opinião para todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal, a Semana Europeia da Democracia Local, bem como o Orçamento Participativo Jovem de Valongo.

Recentemente a câmara de Valongo também anunciou a renovação do seu portal na Internet, apontando como meta aumentar a sua transparência e facilitar o acesso à informação.

PYT // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Margens do Rio Pavia em Viseu recebem festival Trip

O Parque Linear do Rio Pavia, em Viseu, vai voltar a transformar-se num ponto de encontro cultural, comunitário e intergeracional, durante o festival Trip, marcado para 6 de julho.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.