Câmara de Valongo distribui "manual de cidadania" aos alunos do ensino secundário

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 09 fev (Lusa) - Os alunos do ensino secundário do concelho de Valongo começaram hoje a receber a obra "Manual Breve de Cidadania Local", numa iniciativa da câmara local que com esta oferta pretende promover uma "comunidade mais plena e mais democrática".

Editado pela câmara de Valongo, distrito do Porto, o "Manual Breve de Cidadania Local" foi lançado em dezembro, no âmbito das comemorações dos 180 anos do município valonguense, tratando-se de um livro que, com uma linguagem simples, tem por finalidade apresentar noções básicas de cidadania a nível local, dedicando especial atenção aos municípios e freguesias.

"Esta obra é mais uma ferramenta e um passo decisivo no empoderamento dos cidadãos, tendo em vista a formação de uma comunidade mais plena e mais democrática", refere o presidente da câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, que é coordenador editorial do projeto.

Além de estar a ser distribuída aos alunos que frequentam o secundário, quer no ensino público, quer no privado, esta edição também está disponível gratuitamente para toda a população, podendo ser descarregada a partir do portal da autarquia.

Em comunicado, a câmara de Valongo refere que esta iniciativa "surpreendeu pela positiva a comunidade escolar" e conta que José Manuel Ribeiro "fez questão de estar presente no início da distribuição" de uma "ferramenta de autonomia".

"Acreditamos que uma comunidade mais esclarecida é uma comunidade mais autónoma. Por isso, apostamos na formação de 'Súper Cidadãos' que consigam compreender de forma crítica e entusiasmada, sem dependerem de terceiros, os problemas e, dessa forma, serem mais participativos na gestão local, quer pública quer das instituições que integram o tecido socioeconómico local, metropolitano, nacional e europeu", considera o presidente da câmara.

Hoje, na distribuição que decorreu na Escola Secundária de Valongo, José Manuel Ribeiro partilhou, conforme descreve a nota camarária, com dezenas de estudantes "a preocupação com a ameaça do populismo impulsionada pela desconfiança crescente das populações em relação à administração a que se junta um perigoso desconhecimento sobre como funciona o poder local".

A edição do "Manual Breve de Cidadania Local" insere-se num projeto global de promoção da cidadania e da participação cívica designado por "Comunidade Mais Esclarecida, Comunidade Mais Participativa".

São atividades deste programa a Semana da Prestação de Contas, o Boletim Municipal com um espaço de opinião para todas as forças políticas representadas na Assembleia Municipal, a Semana Europeia da Democracia Local, bem como o Orçamento Participativo Jovem de Valongo.

Recentemente a câmara de Valongo também anunciou a renovação do seu portal na Internet, apontando como meta aumentar a sua transparência e facilitar o acesso à informação.

PYT // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem baleado numa urbanização em Famalicão

Um homem foi esta segunda-feira baleado numa urbanização na cidade de Vila Nova de Famalicão, distrito de Braga, tendo sido atingido num braço, disse fonte policial.

Câmara e Estado não têm de pagar mais de 10 milhões a concessionário do Cais de Gaia

A Câmara de Gaia e o Estado não têm de indemnizar em 10,4 milhões de euros a concessionária do Cais de Gaia, tal como esta pedia, após um decreto-lei prever a extinção das concessões em domínio público hídrico.

Terceiro dia de buscas por casal desaparecido na Póvoa de Varzim termina sem sucesso

As buscas pelas duas pessoas que alegadamente desapareceram no mar, junto ao molhe norte da Póvoa de Varzim, foram interrompidas ao início da noite sem que se tivessem encontrado as vítimas, revelou em comunicado a Autoridade Marítima Nacional (AMN).