Centro Social da Foz do Douro evacuado por prevenção

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 02 fev (Lusa) -- A previsão de agravamento do estado do tempo no Porto obrigou hoje à retirada, por prevenção, de 20 crianças do Centro Social da Foz do Douro que foram transferidas para o salão paroquial da igreja, informaram os bombeiros e a instituição.

A instituição, que acolhe crianças e idosos, foi aconselhada esta tarde a transferir as crianças para o salão paroquial da igreja, contou Susana Miranda, do Centro Social da Foz do Douro, situado junto do Forte São João Batista da Foz.

Segundo a responsável, segundo a qual esta não é a primeira vez que o Centro Social é evacuado por causa do mau tempo, a instituição optou por transportar os idosos para casa logo após a hora de almoço, por prevenção.

Já as crianças, em número mais reduzido do que o habitual porque muitos pais optaram por não as deixar hoje no Centro Social, foram transferidas para outro espaço com apoio da proteção civil e dos Sapadores Bombeiros que receberam o alerta pelas 15:42.

A Lusa contactou o Serviço Municipal de Proteção Civil do Porto, que disse que "os técnicos da proteção civil estavam proibidos de falar com a comunicação social", reencaminhando quaisquer informações para o gabinete de imprensa da Câmara Municipal do Porto.

A Lusa tentou contactar o Gabinete de Imprensa da Câmara do Porto, mas até ao momento não foi possível obter qualquer resposta.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) decretou alerta vermelho para o distrito do Porto por causa das previsões de aumento significativo da agitação marítima entre as 15:00 e as 23:59 de hoje, com ondas que podem atingir os 12 a 14 metros de altura máxima.

O mau tempo obrigou hoje já ao corte da Avenida D. Carlos, na Foz do Douro, e a proteção civil do Porto "desaconselha a circulação e permanência junto à zona costeira e apela a que não se pratique qualquer atividade relacionada com o mar".

Ao final da manhã de hoje em Leixões, Matosinhos, foram registadas ondas com oito metros de altura, disse à Lusa o comandante da Zona Marítima do Norte e chefe do Departamento Marítimo do Norte.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de três e corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo.

LIL/CCM // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Homem cai de varanda em Valongo e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave após cair de uma varanda em Valongo na noite deste sábado. Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto foram acionados para o local os Bombeiros Voluntários de Valongo e o INEM.

Última hora. Meteorito poderá ter caído na zona Norte

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar os céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "queda de meteorito" em Castro Daire.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.